Iniciação Cristã de Adultos – ICA

Denominamos esta pastoral Caminhadas da ICA em alusão a auto denominação de Cristo como Caminho.

“Iniciar ou continuar o aprendizado da vivência do mandamento novo: Amar como Jesus amou.”
Jo 13, 34-35

Objetivos

Preparar jovens e adultos para uma experiência de Vida Cristã e também para receber um ou mais sacramentos da iniciação cristã: Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma.

Estimular na equipe e introdutores o desejo de aprofundamento em sua formação teológica, bíblica, pastoral e espiritual oferecida pela Paróquia.

Incentivar o engajamento de postulantes e introdutores nas atividades pastorais da Paróquia.

Criar uma consciência de participação na vida da comunidade. Não ter o Sacramento como ponto final/formatura na vida da Comunidade.

Novos Projetos

» Participar do Projeto da Forania “Iniciação à Vida Cristã”.

» Consolidar a participação dos Postulantes e Introdutores nas atividades pastorais com novas estratégias.

» Implantar, de forma permanente, a palestra inicial para introdutores no início de cada caminhada (como preparação e motivação para o item anterior).

» Reuniões de preparação/formação com a equipe de coordenação.

» Convites a Palestrantes.

» Reapzação da própria atividade semanal de preparação para os sacramentos de iniciação cristã de adultos.

» Eventos no intuito da integração com outras pastorais.

» Contatos pessoais e divulgação dos eventos de formação.

» Reuniões no início de cada semestre para acompanhamento dos postulantes.

» Envio de textos e outros materiais à equipe e introdutores.

Espiritualidade

São três os traços mais promovidos para a espiritualidade da ICA:

» Fé viva na promessa de Cristo de estar com dois reunidos em seu Nome, para nos ensinar as Escrituras, como fez com os discípulos de Emaús após sua ressurreição.

» Sermos uns para os outros instrumentos das revelações de Deus, e em especial vivermos esse papel, tendo João Batista como modelo.

» Fé viva na promessa de Cristo de nos dar o Espírito Santo para estar conosco e em nós nos nossos encontros.

Cooperação com as outras pastorais

A ICA sempre recebeu a colaboração de outras pastorais, através de agentes dessas pastorais que, principalmente, atuam como introdutores na ICA.

O conjunto de todas as atividades da ICA contribuem para o desenvolvimento espiritual de agentes de outras pastorais, bem como, eventualmente, agentes da ICA passam a ser também agentes de outras pastorais.

» A reflexão sobre as cerca de 30 questões apresentadas nas 20 cartas adota, principalmente, o método da leitura orante da Bíbpa, visto que todas as cartas tem muitas referências a textos das Escrituras.

» Tendo em vista o objetivo principal da ICA de promover o encontro pessoal com Cristo e sua imitação na vida de cada um de nós, tem especial destaque a carta N.5, que apresenta um inicial e extenso roteiro para ser visitado muitas vezes ao longo de nossas vidas.

» O desenvolvimento das vinte cartas atuais e das novas cartas, que serão elaboradas, é permanentemente subordinado ao magistério de nossa Igreja, com especial destaque para o Catecismo da Igreja Catópca, documentos concipares, documentos da CNBB e de nossa Arquidiocese.

Calendário

Todas as atividades da ICA, dias e horas, estão consignadas em um calendário anualmente atualizado e pode ser obtido na Secretaria.

Inscrições

São abertas anualmente no mês de julho, nas Missas e na Secretaria, prolongando-se até a primeira quinzena de agosto.

Domingos: 10h30*
*Transmissão online. Presencial limitada a 120 fiéis