Home  »  A Paróquia

A Paróquia

Pouco antes do fim da segunda guerra, em 1944, o Bispo Diocesano Dom Paulo de Tarso Campos trouxe para Campinas os padres salvatorianos Felisberto Schubert e Bucardo Scheller, para trabalharem no seminário diocesano. Os dois padres começaram também a exercer seus serviços religiosos se estabelecendo definitivamente, pouco depois, numa casa na rua Júlio Mesquita, onde fundaram a capela Mater Salvatoris, com atividades diárias. Através de uma doação sigilosa de uma senhora que frequentava a capela, foi adquirido um terreno ao lado e assim, naquele natal falou-se pela primeira vez na construção da Igreja Divino Salvador.

Em 4 de março de 1945 houve a bênção e a inauguração do sino, e logo depois instalada a imagem de S. Judas Tadeu, doada por uma família vizinha. Começava a construção da tão sonhada igreja, com a dedicação do Pe. Felisberto e de um bom grupo de fiéis que não mediam esforços para ajudá-lo. Mesmo sem assoalho, fizeram a inauguração no dia 24 de dezembro de 1950, quando o Pe. Felisberto celebrou a primeira missa, com a igreja lotada de fiéis.

Enquanto a construção da igreja enfrentava vários problemas, inclusive de interdição das obras, em 1954 foi construída uma nova casa, com 12 quartos, para abrigar os padres salvatorianos que frequentavam as faculdades locais. As obras para construção do templo foram então retomadas em 1957, com uma ampla campanha para arrecadação de fundos e sem a presença do Pe. Felisberto, que adoecera e faleceria em 1959.

Finalmente, em 11 de fevereiro de 1961, por decreto de D. Paulo de Tarso Campos, Arcebispo Metropolitano, foi criada a Paróquia Divino Salvador. O Pe. Teodoro Contini foi empossado como primeiro vigário, tendo como coadjutor o Pe. Estanislau de Oliveira Lima.

Em 1996, os Padres Salvatorianos retiraram-se de Campinas e entregaram a Paróquia Divino Salvador para a Diocese. Em 5 de março o Arcebispo Metropolitano D. Gilberto Pereira Lopes nomeou o Pe. Jose Arlindo de Nadai como Administrador Paroquial, onde hoje é Pároco Emérito.

O Cônego José Luís Araújo é o atual Pároco, empossado pela arquidiocese no dia 12 de julho de 2015.

Conheça com riqueza de detalhes a história da Paróquia Divino Salvador. Adquira nosso livro em comemoração ao jubileu de ouro, comemorado em 2011.