Pároco Emérito: Padre José Arlindo de Nadai

Nascido em 29 de janeiro de 1937, na cidade de Rio Claro, José Arlindo foi o oitavo dos 9 filhos de Dna. Leonor e do Sr. Angelino de Nadai.

Criado no sítio, cuidava, junto com seus irmãos, das plantações de arroz, feijão, milho e dos animais. Em 1944, porém, com a morte prematura de seu pai, mudou-se com a família para Rio Claro. Lá, frequentando a Igreja N. Sra. da Boa Morte, conheceu a Ir. Imaculada Danelon, que logo percebeu os sinais de sua vocação. Apoiado por sua família, foi pelas mãos da irmã que entrou no Seminário Diocesano de Campinas aos 12 anos de idade. Estudou Filosofia no Seminário Central do Ipiranga e Teologia na Faculdade N. Sra. da Assunção, S. Paulo. Cursou também Psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana, Roma.

Ordenado em 6 de janeiro de 1963, pertence a uma geração que se formou no espírito do Concílio Vaticano II e em seus anseios de renovação e atualização da Igreja. Foi pároco nas Paróquias Sto. Cura D’Ars, Bom Jesus do Bonfim, Sto. Tomás de Aquino (PC-Campinas), N. Sra. da Pompéia.

Amigo e colaborador próximo de D. Gilberto, foi, durante seu pastoreio, Vigário Geral e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, participando da Revisão Ampla e da elaboração de três Planos de Pastoral Orgânica.

Trabalhou como Sub-secretário Geral da CNBB (87-90). Foi diretor do curso de Psicologia da USF em Itatiba e da Faculdade de Teologia da PUC Campinas e professor da disciplina de Aconselhamento Pastoral.Em 1996 assumiu a responsabilidade pastoral da Comunidade Divino Salvador, onde foi pároco por 19 anos.

Estudioso e preocupado em manter-se atualizado, participa de Congressos, Seminários e Cursos nas áreas de Teologia, Pastoral, Espiritualidade e Bíblia. É apreciador e incentivador especialmente da Arte Sacra. Comprometido com o Diálogo Ecumênico e Interreligioso; envolvido com as CEBs, Pastorais e Movimentos Sociais. Para as afilhadas, familiares e amigos oferece o cuidado amoroso e de generosidade.

Para a Paróquia Divino Salvador dedicou, como Pároco, 20 dos 52 anos de ministério. Presença amiga pelo sorriso, olhar, sabedoria, gesto e palavras de acolhimento é, ainda hoje, parte de sua caminhada, como pároco emérito.

3ª a sáb: 17h
Dom: 8h | 10h30 | 17h | 19h