Pastoral dos Surdos | Comunidade Éfeta

Objetivo

Colaborar na formação cristã dos surdos, jovens e adultos, conscientizando-os também sobre seus direitos e potencialidades – na Comunidade e na Sociedade.
O padre acompanha a preparação das Celebrações Dominicais e quando necessário, atende confissões e orientações à comunidade surda.

Atividades evangelizadoras

• » A Comunidade Éfeta é responsável pela iniciação à Vida Cristã dos surdos, no decurso da qual celebram-se os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma e Casamento.
  • » Nos encontros semanais são realizadas atividades que permitem aos surdos desenvolver sua espiritualidade e cidadania e sua pertença à Comunidade Paroquial.
  • » A Comunidade proporciona-lhes ainda momentos de lazer e orientação que facilitem seus relacionamentos na família, trabalho e escola. Finalmente busca a conscientização da comunidade quanto às conseqüências sociais da surdez, quebrando barreiras e preconceitos que possam existir na interação surdo e ouvinte.

Encontros

Os grupos reúnem-se semanalmente aos sábados, às 15:30 h.

Participam da missa das 17h aos sábados

Semanalmente há uma preparação para a Liturgia do domingo seguinte, com a preocupação da tradução em Libras.

As leituras e salmos em Libras poderão ser vistos através dos vídeos postados no Youtube, no seguinte endereço www.youtube.com/efetacampinas

A Comunidade Éfeta faz parte da Pastoral da Pessoa com Deficiência que está em implantação na Arquidiocese de Campinas

Domingos: 10h30*
*Transmissão online. Presencial limitada a 120 fiéis