Home  »  Sacramentos

Sacramentos

Batismo

Encontros:

A preparação acontece 6 vezes por ano (3 vezes por semestre), com dois encontros, em noites consecutivas.

Batizado:

O batizado é realizado no primeiro domingo de cada mês, às 9.00 h. São também celebrados batizados em que os pais e/ou padrinhos foram preparados em outra comunidade.

Inscrições:

Os pais devem fazer a inscrição na Secretaria da Paróquia com antecedência, apresentando os seguintes documentos:

[custom_list]

• Xerox da certidão de nascimento da criança
  • Atestado da preparação para o batismo dos pais e padrinhos.

[/custom_list]

Tenha mais informações sobre a preparação de pais e padrinhos para o batizado e veja quais são os documentos necessários na página sobre Pastoral do Batismo.[/learn_more]

Eucaristia

Encontros:

São semanais, em turmas, realizados às 5ª feiras, das 15 h às 16:30 h; aos sábados das 9h às 10:30h e das 15h às 16:30h; e celebração da missa aos sábados às 17h. A preparação para a 1ª. Eucaristia dura 2 anos e acompanha o calendário escolar das crianças; isto é, inicia em março e a 1ª. Eucaristia ocorre em novembro.

Inscrições:

Acontecem no mês de fevereiro, sendo necessário trazer certidão de batismo e uma foto 3×4.

Tenha mais informações sobre primeira comunhão na página Pastoral da Catequese.[/learn_more]

Crisma

Calendário

Todas as atividades da ICA, dias e horas, estão consignadas em um calendário anualmente atualizado e pode ser obtido na Secretaria.

Inscrições

São abertas anualmente no mês de julho, nas Missas e na Secretaria, prolongando-se até a primeira quinzena de agosto.

Tenha mais informções sobre crisma na página da Pastoral da ICA.[/learn_more]

Matrimônio

Documentação Necessária e Cerimônia

[custom_list]

• Os noivos deverão marcar a cerimônia de casamento religioso com antecedência mínima de 2 meses.
  • Em nossa paróquia, são realizados casamentos às sextas-feiras e sábados, às 19:00 h e às 20:00 h.
  • Os noivos devem ficar atentos para comparecerem à paróquia do noivo ou da noiva (se ambos morarem na mesma diocese) para dar início ao PROCESSO MATRIMONIAL RELIGIOSO, apresentando os seguintes documentos:
  • Certidão de Batismo expedida expressamente para o casamento e com data não anterior a 6 meses;
  • Certificado do Encontro de Noivos em Preparação ao Casamento;
  • Cédula de Identidade (RG). Casamento de homens menores de 18 anos ou mulheres menores de 16 anos, não será realizado sem a devida licença dos pais ou responsável legal

[box type=”info”]

[custom_list]

• Caso os noivos escolham realizar o casamento em outra paróquia, que não a de seu domicílio, deverão pedir a transferência do processo matrimonial religioso.
  • O prazo para esta transferência deve ser de pelo menos 90 dias antes do casamento.
  • A transferência deverá ser entregue na paróquia em que o matrimônio será realizado.
  • Em qualquer dos casos, a certidão de casamento civil deverá ser entregue antes da realização do casamento religioso.

[/box]

Tenha mais informações sobre matrimônio nas páginas Pastoral de Noivos, Pastoral de Casamento e Pastoral de Casais.[/learn_more]