Home  »  Destaques » Especial 60 Anos » Mais Destaques » Multimídia » Pastorais » Vídeos  »  [Vídeo] Maquete da Paróquia Divino Salvador

[Vídeo] Maquete da Paróquia Divino Salvador

Conheça a história da maquete da Paróquia Divino Salvador e de todo o estudo e esforço dos envolvidos para realizar esse lindo trabalho

15/12/2020

Essa maquete que estão vendo foi uma iniciativa da Pastoral da Catequese em 2011, para a celebração dos 50 anos da Paróquia Divino Salvador. Nessa ocasião, quisemos propor uma atividade para as crianças e que tivesse a ver com habilidades manuais que normalmente as escolas já propõe… foi aí que pensamos: que tal fazermos uma maquete?

Seria uma construção muito significativa porque representaríamos o local onde nós nos reunimos para rezar, conviver e ter os nossos encontros de catequese. Daí veio a dúvida, como vamos fazer? Convidamos a Silvia e o Marcelo Sanchez, ex-paroquinos que por muito tempo participaram da Equipe da Catequese de nossa comunidade para nos auxiliar. Eles fizeram uma planta da Igreja minuciosamente planeada, com todos os detalhes!!! Porém quando paramos para avaliar o projeto pronto, vimos que era muito difícil e, assim, resolvemos convidar também as famílias dos catequizandos e das catequistas, para que, cada um dentro da sua própria condição e habilidades, buscasse materiais para construção dos objetos que tem dentro da Igreja. E foi a melhor coisa que fizemos!!!

Para executar esse trabalho fomos atrás dos significados de tudo que existe na igreja, por que as coisas são como são e estão onde estão. Quando as crianças procuraram em revistas imagens para compor os vitrais, nós as questionamos qual era o intuito de ser uma janela com vitral, qual o significado deles. A mesma coisa com os Santos… as crianças foram entendendo a história de cada um deles. Conversamos muito sobre os quadros da Via Sacra, que estão expostos ao longo de toda a Igreja. Foi muito bonito também entender o altar, e como cada coisa tem sua importância ali: o ambão onde fazemos a Liturgia da Palavra e a mesa do altar, onde fazemos a Liturgia Eucarística. E por fim, os bancos foram colocados na igreja para receber cada um de nós para as celebrações. Esse foi o ápice da construção, pois mostramos que nós somos Igreja, pedras vivas! E que a construção física e material do Templo de nada valeria sem a nossa presença. Cada pessoa é muito importante para manter viva a Igreja de Cristo.
Como podem perceber, foi um período de muita reflexão e conhecimento da Igreja Católica. Nossa atividade proporcionou a todos os envolvidos, crianças e adultos, uma aprendizagem prática sendo cada momento dessa construção vivido muito intensamente!

Nós da Pastoral da Catequese, mostramos para as crianças que uma construção requer empenho e dedicação, e que não acontece num piscar de olhos, cada coisa vai sendo feita aos poucos. Por isso também foi um trabalho muito bonito e com um significado muito forte. Avaliamos que, com Deus sempre presente nesse processo de construção, ultrapassamos nosso objetivo inicial. Nos unimos como famílias, como Equipe e paramos para pensar e refletir sobre o Templo onde nos reunimos, examinando o quão importante ele é nas nossas vidas. Esse trabalho realizado com muito amor, carinho e dedicação, resultou nessa linda maquete da nossa querida Paróquia Divino Salvador.

Suerli Euripa Sisconeto Bisinotto –
Coordenadora da Pastoral da Catequese