Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Uma Igreja com muitos rostos

Artigo Pe. Nadai - Correio Popular - 02/08/2016

2/08/2016

Uma Igreja com muitos rostos

O mês de agosto é comemorado na Igreja católica do Brasil como mês vocacional. Assim, vamos tomando consciência da importância das diversas vocações, ministérios e serviços da Comunidade Cristã.

É verdade que existe, por primeiro, fundamental igualdade e dignidade entre todos os batizados, como filhos e filhas de Deus, o Abba! Pai! Bem como, uma comum vocação de todos à santidade, enquanto vivência e comunhão no mistério da SS. Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo. Um é, pois, o Povo eleito de Deus: “Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo; há um só Deus e Pai de todos” (Ef 4,5)

Na primeira semana celebra-se o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. No dia quatro de agosto comemora-se, especialmente, o dia do padre, por causa da festa de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, pároco admirável por sua solicitude pastoral e vida de santidade; por isso, patrono dos padres. A Arquidiocese de Campinas tem hoje cerca de 120 padres diocesanos. No dia 30 de julho foram ordenados, na Catedral Metropolitana de Campinas, por D. Airton José dos Santos, quatro novos presbíteros (padres). São eles: Amauri R. Thomazzi (29), Antonio R. Alves (29), Emerson Ginetti (34) e Idalírio de O. Olini (42). Longa e exigente é a formação dos padres candidatos ao ministério ordenado, nas dimensões: intelectual, humano-afetiva, comunitária, no seminário, pastoral e espiritual…

Nesse ano, a partir do dia dos Pais (14/08) comemora-se a Semana da Família, chamada a ser testemunho da alegria do amor humano, colaboradora na obra prima da criação e santuário da vida.

No terceiro domingo, a vocação à vida consagrada, homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e aos irmãos, no serviço da caridade, especialmente aos pobres, crianças, jovens, enfermos e idosos. São os religiosos, religiosas e institutos seculares; muitas vezes são enviados em missão a outros países ou continentes.

No quarto domingo lembraremos os muitos cristãos leigos e leigas que assumem por força de sua vocação batismal, serviços nos ministérios da Palavra, Liturgia e Caridade. São os Agentes de Pastoral. No ministério da Palavra destacam-se os que se dedicam à Evangelização e Catequese, especialmente na iniciação à vida cristã e preparação imediata aos Sacramentos do Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio. No dia 28 celebra-se o dia das catequistas.

São centenas esses discípulos missionários em nossa Igreja Diocesana, presentes nas Paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, Pastorais e Movimentos.

Por fim, a multidão de leigos e leigas cristãos que vivem sua vocação e missão no vasto e conflitivo mundo: do Trabalho, da Educação, da Saúde, do Direito, dos Meios de Comunicação, da Arte e Cultura, da Política, no exercício de suas respectivas profissões e assim participam na construção de uma sociedade justa, livre, solidária e fraterna; esses têm seu dia próprio na solenidade de Cristo Rei, Senhor do Universo, neste ano em 20 de novembro.

“Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus; não digamos mais que somos discípulos e missionários, mas sempre que somos discípulos missionários” (Pp. Francisco, EG 120.

“Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas e que ninguém podia contar” (Ap 7,9)

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador