Home  »  Destaques » Mais Destaques » Santo do Dia  »  Santo do Dia | São Maximiliano Maria Kolbe

Santo do Dia | São Maximiliano Maria Kolbe

Comovido, Kolbe se ofereceu para ser executado no lugar de outro prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz

14/08/2021

Raimundo Kolbe nasceu na Polônia, em 8 de janeiro de 1894. Era filho de família operária pobre, mas muito devota, que o introduziu desde cedo nos princípios da fé e do amor cristãos.

Com apenas 13 anos, ingressou no Seminário dos Frades Menores Conventuais Franciscanos, onde revelou sua grande vocação religiosa.

Ao terminar seus estudos, em Roma, recebeu o sacramento da ordem em 1918, adotou o nome religioso de Maximiliano Maria Kolbe, homenageando São Maximiliano e Nossa Senhora.

Devido à sua profunda devoção à Virgem Maria, fundou um apostolado mariano ao qual deu o nome de “Milícia da Imaculada”.

Dotado de um notável espírito empreendedor na área da comunicação social, apenas quatro anos após sua ordenação fundou uma tipografia e passou a produzir periódicos dedicados a Nossa Senhora, e também dirigidos às crianças e outros sacerdotes. Sem contentar-se com a palavra escrita, criou também uma emissora de rádio católica.

Com a Segunda Guerra mundial, foi preso duas vezes, em 1939 e 1941, sendo que, na segunda ocasião, foi conduzido para o campo de concentração de Auschwitz.

Com a fuga de um prisioneiro do campo de concentração, os oficiais nazistas decidiram punir os demais prisioneiros escolhendo 10 dentre eles para serem mortos. Um dos sorteados, chorando em desespero por ser um pai de família, comoveu Kolbe, que se ofereceu para ser executado em seu lugar.

Junto com os demais presos, foi preso nu em uma sala fechada em úmida para morrer de fome e sede. Acostumado com os jejuns e com a força da oração, sobreviveu à punição, sendo então executado com uma injeção letal em 14 de agosto de 1941.

Foi canonizado em 1982 pelo então Papa São João Paulo II, que deu a ele o título de “Padroeiro do nosso difícil século XX”.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this