Santo do Dia | São Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval foi o criador da frase em latim “ó clemens, ó pia, ó dulcis Virgo Maria”,

Data: 20/08/2021

São Bernardo de Claraval nasceu em 1090, no Castelo de Fontaine, perto de Dijon (França). De família nobre, assustou a todos quando decidiu seguir Jesus e ingressar para a Ordem de Cister.

Homem de oração, tinha grande poder de atrair novos membros para a Ordem. Segundo se conta, mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo para evitar que estes fossem influenciados a se tornar monges cistercienses.

Sua dedicação fez com que São Bernardo de Claraval fosse considerado o segundo fundador do Mosteiro da Ordem de Cister (Abadia de Cister).

Em sua vida destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros e abade. Foi muito influente em sua época, atuando como conselheiro de bispos, papas, reis e nobres.

Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões, além de intervir em todas as disputas doutrinais e grandes questões religiosas e seculares da época. Por sua importância para a teologia e a doutrina católica, foi proclamado Doutor da Igreja em 1830 pelo Papa Pio VIII.

Foi o criador da frase em latim “ó clemens, ó pia, ó dulcis Virgo Maria”, verso que passou a integrar a oração da Salve Rainha “ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre, Virgem Maria”

Falecido em 20 de agosto de 1153, São Bernardo de Claraval foi canonizado em junho de 1174, pelo Papa Alexandre III.

São Bernardo de Claraval, rogai por nós!

Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados: 17h
Domingos: 10h30 e 18h30
Presencial, limitada a 120 fiéis (40%)

Sábado: 08h às 11h30 | das 15h até o fim da última atividade do dia