Home  »  Destaques » Santo do Dia  »  Santo do Dia | Santo Estevão da Hungria

Santo do Dia | Santo Estevão da Hungria

Santo Estevão foi o primeiro Rei que consagrou a sua nação a Nossa Senhora

16/08/2021

16 de agosto é celebrado o Dia de Santo Estevão da Hungria, Devoto de Nossa Senhora.

Nascido em 979, foi filho do primeiro duque húngaro convertido ao Cristianismo por meio da pregação de Santo Adalberto, Bispo de Praga. Seu nome era Voik até ser batizado aos 13 anos, quando adotou o nome Estevão

Devido à sua grande devoção, Santo Estevão da Hungria foi “o primeiro Rei que consagrou a sua nação a Nossa Senhora”.

Foi casado com a piedosa e inteligente Gisela, que lhe ajudou no governo do povo húngaro e na unificação de muitas tribos dispersas.

Até sua morte, em 1038, se ocupou do aprofundamento do seu povo no Cristianismo estreitando cada vez mais a comunhão com o Papa e a Igreja de Roma.

Foi responsável pela construção de igrejas, mosteiros e na propagação da Sã Doutrina Católica e devoção a Nossa Senhora.

Em sua homenagem existe uma estátua na Basílica de Nossa Senhora de Fátima e um vitral na capela do Calvário húngaro.

Santo Estevão da Hungria, rogai por nós!