Home  »  Destaques » Mais Destaques » Santo do Dia  »  Santo do Dia | Santa Helena

Santo do Dia | Santa Helena

18/08/2021

Com nome de batismo Flávia Júlia Helena, nasceu no ano de 250 em Bitínia, província situada na Ásia Menor (onde hoje fica a Turquia) e morreu aos 80 anos de idade, em 330, em Constantinopla.

Mãe do imperador romano Constantino, Helena teve grande influência sobre sua conversão ao cristianismo. Segundo a história, diante de uma difícil batalha, influenciado por Helena, Constantino teve uma visão em que lhe apareceu uma cruz luminosa no céu com os seguintes dizeres: ‘Com este sinal, vencerás’.

Constantino venceu a batalha, o que era considerada impossível e, desde então, mandou cessar a perseguição aos cristãos e lhes concedeu total liberdade de culto. Esse momento foi fundamental para a história da civilização, pois representou a conversão do império romano ao cristianismo.

Após esse acontecimento, Helena passou a dedicar-se à expansão da evangelização e crescimento do cristianismo em todos os domínios romanos.

Mesmo quando idosa e cansada, foi em peregrinação à Palestina, visitar os lugares da Paixão de Cristo, e lá supervisionou a construção das importantes basílicas erguidas nos lugares santos, dentre elas a da Natividade e a do Santo Sepulcro, que existem até hoje.

O culto a santa Helena é um dos mais antigos da Igreja e algumas de suas relíquias são veneradas na basílica dedicada a ela, em Roma.

Santa Helena, rogai por nós!