Home  »  Noticias  »  Primeiro os que mais precisam

Primeiro os que mais precisam

Os profetas bíblicos foram personagens chamados por Deus cuja função era lembrar as pessoas de seu tempo os compromissos assumidos com o Senhor, sejam elas pessoas comuns do povo para o cumprimento da Aliança com o Senhor, sejam líderes cuja função era zelar pelo Bem comum. A denuncia contundente dos Profetas se dirigia especialmente àqueles […]

7/06/2011

Os profetas bíblicos foram personagens chamados por Deus cuja função era lembrar as pessoas de seu tempo os compromissos assumidos com o Senhor, sejam elas pessoas comuns do povo para o cumprimento da Aliança com o Senhor, sejam líderes cuja função era zelar pelo Bem comum. A denuncia contundente dos Profetas se dirigia especialmente àqueles que deveriam apascentar o Povo, mas que se auto apascentavam. Muitos Profetas foram vistos como loucos não bem quistos por seus familiares e até mesmo taxados como contrários à nação devido as denunciam que exerciam.

Bem dizia Hegel, filósofo do século XVIII, que a História acontece numa elipse, mudam os personagens, mas o enredo continua o mesmo; a História acontece com nova roupagem, mas os fatos são os mesmos. Assim, como no passado, algo semelhante ocorre também nos dias de hoje. O exercício do governo deveria ser vocação para o Bem comum, preocupação com os indivíduos de uma cidade e passa a ser realização de interesses pessoais ou de um restrito grupo de indivíduos. Será que para alguém ter governabilidade são precisas tantas tramoias e falcatruas com o Bem comum?

A cada dia o descrédito à classe política toma conta do cidadão campineiro. Se torna tão corriqueiro ouvir falar em desvio de dinheiro público, contratos com gordas propinas ou ainda, pagamentos ilícitos que autorizam construções ilegais. A falta de lisura com o Bem público parece não ter fim. A cada semana surgem novos escândalos ligados à má-governança e à corrupção, seja em nível nacional, seja em nível municipal.

Se por um lado o 4º poder, a imprensa, assume uma postura investigativa, de voz da verdade, por vezes inquestionável, por outro não sabemos até que onde há o compromisso desses Meios de Comunicação com a verdade e onde começa o discurso corroborando em lobby para que outros partidos políticos se beneficiem com as futuras eleições municipais. A pergunta que não quer calar é: Porque todas essas falcatruas envolvendo a alta cúpula do Executivo campineiro não apareceram antes?

Nesse sentido, a decisão do Ministério das Comunicações em barrar parlamentares de serem donos/sócios de empresas de telecomunicação é até certo ponto válida; porém, ainda limitada e falível, pois, ainda é possível esses mesmos parlamentares tenham “laranjas” à frente dessas empresas manipulando as notícias de acordo com seus interesses.

Não quero ser idealista como os Profetas bíblicos, ao sonhar uma classe política pura, isenta e sempre preocupada com os interesses do Bem comum, mas fica difícil manter a autoestima de nosso povo elevada, não ter asco quando o assunto é política municipal e não ter ojeriza à classe política quando “primeiro os que mais precisam” são os interesses e contas bancárias daqueles que deveriam primeiro zelar e proteger nosso povo dando saúde, educação, trabalho, segurança, transporte e qualidade de vida a todos.

Pe. Victor Silva Almeida Filho

Vigário paroquial da Paróquia Divino Salvador