Home  »  Destaques » Eventos » Mais Destaques  »  Pastoral do Surdo em Missão

Pastoral do Surdo em Missão

Mesmo em tempos de pandemia, a Pastoral foi descobrindo formas de manter a religiosidade e partilhar as reflexões de cada domingo no decorrer deste período

14/12/2020

Com a necessidade de isolamento social, os encontros da Pastoral do Surdo, que acontecem aos sábados à tarde na Paróquia Divino Salvador, foram suspensos. Desde o final de março temos vivido tempos difíceis pelo pouco contato social, especialmente, para uma comunidade que faz uso de uma Língua visual!

A tecnologia tem nos ajudado muito, ainda assim surdos e ouvintes sentem a falta de comunicação e de encontro. Mas, como cristãos, mantemos a esperança no coração e vamos usando a criatividade para compartilhar a vida. Com a Pastoral do Surdo não foi diferente.

As reuniões de Liturgia que aconteciam às segundas, para tradução das leituras, se fizeram na interação via whatsapp. Mônica passava cópia dos folhetos para os intérpretes e cada vez um se dispunha a ajudar na revisão e tradução das leituras. Posteriormente, essas leituras foram gravadas em vídeo e repassadas para os surdos.

Inicialmente, participamos das missas online, transmitidas pela Paróquia, mas depois tivemos certa dificuldade por conta da necessidade do número reduzido de participantes. Buscamos, então, as missas online de padres surdos ou padres fluentes na LIBRAS.

Enfim, a Pastoral foi descobrindo formas de manter a religiosidade e partilhar as reflexões de cada domingo no decorrer deste período.

Em agosto participamos da primeira missa presencial e então os surdos iniciaram a peregrinação nas Igrejas. Desde então, vêm participando de diferentes comunidades com o objetivo de conhecer outros grupos e divulgar o trabalho da Pastoral.

Inicialmente, estivemos em Sumaré na Paróquia Santa Terezinha, local que nos recebe uma vez por mês, desde a saída do Padre Claudiney da Divino Salvador.

Posteriormente, estivemos na Paróquia de Santa Edwiges, em Campinas, e fomos carinhosamente acolhidos pelo Padre José Tadeu para celebração da missa.

Em novembro estivemos na Paróquia Nossa Sra. do Rosário, em Campinas, acolhidos pelo Padre Cícero e pelo padre Ricardo (Claretianos) que está fazendo curso de LIBRAS, em São Paulo. Foi uma feliz descoberta para a Pastoral, que pretende manter contato com ele.

Em dezembro estivemos em Amparo, na Paróquia São Sebastião, com o padre Carlos, onde também existe a Pastoral do Surdo, com 3 intérpretes.

Vale ressaltar que apesar das dificuldades neste tempo de pandemia, a Pastoral do Surdo conseguiu realizar algumas atividades, mantendo a partilha de vida em oração e reflexão da Palavra de Deus.

Que o Advento seja realmente um tempo de preparação para que tenhamos todos um Santo Natal! Vem Senhor, Vem!

Equipe Pastoral do Surdo

Igreja Santa Teresinha

Igreja Santa Edwiges

Amparo: ajudando os intérpretes na tradução das leituras!

Igreja do Rosário