Home  »  Campanha da Fraternidade » Noticias  »  Oikós Verde é destaque no Correio

Oikós Verde é destaque no Correio

Durante todo o ano, a paróquia conta com uma série de ciclos de estudos e eventos que têm como objetivo discutir aspectos eclesiais e sociais. Hoje, por exemplo, a partir das 19h30, a paróquia será o espaço para uma palestra do teólogo Jung Mo Sung, que tem vários trabalhos sobre temas como ética e sustentabilidade, além […]

9/06/2011

Durante todo o ano, a paróquia conta com uma série de ciclos de estudos e eventos que têm como objetivo discutir aspectos eclesiais e sociais. Hoje, por exemplo, a partir das 19h30, a paróquia será o espaço para uma palestra do teólogo Jung Mo Sung, que tem vários trabalhos sobre temas como ética e sustentabilidade, além do lançamento do livro Marketing Católico e a Crítica Profética, do jornalista e professor Lindolfo Alexandre de Souza.

 

Dia de arte marca início do projeto na igreja

[one_half]

Para marcar o início das atividades do Oikós Verde, a Paróquia Divino Salvador contou com o trabalho do artista plástico campineiro Fernando Fragoso. No último sábado, ele esteve na paróquia e desenvolveu uma atividade de pintura com temática ambiental com os paroquianos, principalmente, envolvendo os jovens e as crianças.

Fragoso, que é autodidata e jornalista de formação, foi o responsável por uma das principais imagens que vão decorar o espaço: ele pintou um painel em que mostra a realidade urbana e a convivência harmônica entre homem e os demais seres vivos na cidade. Essa é uma temática comum na obra do artista, que já expôs em vários pontos de País e no Exterior. “É muito bom saber que é possível colocar a arte a serviço da divulgação de uma causa nobre e de um projeto tão bacana”, explica.

Paróquia Divino Salvador é a prova de que a discussão sobre meio ambiente, sustentabilidade e preservação está chegando a todas as áreas. Nos últimos anos, a Igreja Católica, no Brasil, dedicou várias de suas campanhas para a causa ambiental e conseguiu criar, entre os fiéis, uma série de iniciativas e rotinas ambientalmente corretas. Com essa proposta, a paróquia, localizada no Cambuí, lançou no último fim de semana, para comemorar o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o projeto Oikós Verde. O nome tem inspiração na raiz da palavra ecologia: em grego, oikós significa casa. A escolha pelo termo foi uma forma de dizer que o ambiente natural é o espaço de convivência de todos. O projeto originou um espaço montado em uma parte do estacionamento da igreja, na Avenida Júlio de Mesquita, destinado a trazer informações sobre sustentabilidade, além de fazer o recolhimento de materiais recicláveis.

Embora consolidado só agora, o Oikós Verde começou a surgir com o projeto Óleo para a Vida, criado durante a Campanha da Fraternidade do ano passado, que teve como tema Economia e Vida no Planeta. Por essa iniciativa, implantada em março de 2010, a paróquia se tornou um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, encaminhado à cooperativa Remodela, que o transforma em biocombustível e ajuda a dar emprego e gerar renda para cerca de 20 pessoas. A Remodela compra cada litro de óleo retirado da paróquia e o dinheiro é revertido em cestas básicas, distribuídas a famílias carentes, principalmente na Vila Brandina. As garrafas de plástico, em que o óleo é enviado para a reciclagem, também são recicladas.

Desde a implantação do projeto, cerca de 1,8 mil litros de óleo foram arrecadados e encaminhados. Regularmente, são distribuídos panfletos que expõem motivos pelos quais o óleo deve ser reaproveitado, além de esse ser um tema frequente de avisos nas celebrações. “Pela nossa localização central, queremos que esse espaço se transforme num ponto de referência para todo o Centro da cidade. Não é exclusivo para os nossos paroquianos”, explica o pároco da Divino Salvador, José Arlindo de Nadai. [/one_half] Por sinal, a paróquia já se tornou ponto de entrega do óleo usado em padarias e restaurantes do Cambuí.

Pilhas e baterias

No espaço criado agora, também passam a ser arrecadadas pilhas e baterias, levadas para a reciclagem ou descarte ecologicamente correto. “Acreditamos que a criação desse espaço é mais uma forma de discutir e praticar os temas tratados pela Campanha da Fraternidade, além de envolver vários grupos e equipes da nossa paróquia”, explica a psicóloga e membro da equipe criadora do Oikós Verde Carmem Silvia Cerri Ventura.

De acordo com ela, o Oikós é apenas uma das ações motivadas pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta. “Todos os anos, procuramos criar ações que possam levar à frente as discussões da campanha e, ao mesmo tempo, não reduzi-las ao tempo da Quaresma”, lembra.
No caso do Oikós, a criação do projeto contou com a participação das equipes que cuidam da catequese, da formação e acolhimento das famílias e da comunicação na paróquia.

A ideia também é que o novo espaço possa servir para a apresentação e exposição de trabalhos desenvolvidos pelas crianças da catequese, além de ser um local para a divulgação de informações sobre meio ambiente e sustentabilidade. Com esse intuito, uma equipe está começando a preparar atividades para a semana do dia 21 de setembro, quando são comemoradas duas datas relacionadas ao meio ambiente: o Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Ao final do ano, também deverá ser realizada uma gincana com temática ambiental.

Atitude

A secretária Maria Lúcia Meireles mora próximo à paróquia e usa o espaço Oikós Verde para descartar o óleo. Ela vai esporadicamente às celebrações na Divino Salvador e, numa das missas, ficou sabendo do projeto. “Achei muito interessante porque, inclusive, resolveu um dilema que eu tinha: nunca soube ao certo como fazer com o óleo que eu usava. O descarte era sempre problemático. Agora, ele tem caminho certo”, afirma.

O óleo de cozinha é considerado um poluente poderoso: um litro é capaz de prejudicar até 1 milhão de litros de água num rio, o que seria suficiente para cobrir as necessidades de uma pessoa por pelo menos 14 anos. O óleo fica na superfície da água e impede a entrada da luz solar, necessária para alimentar e deixar vivos os fitoplânctons, essenciais na cadeia alimentar aquática, já que são alimentos para os peixes.

No solo, o óleo torna-se impermeabilizante, dificulta a infiltração da água e, por isso, colabora com o surgimento de enchentes. Nas tubulações, causa entupimento. Além disso, como todo material de origem orgânica, o óleo de cozinha, em seu processo de decomposição, emite metano, um dos gases que causam o efeito estufa e geram o superaquecimento da Terra.

 

Ponto de reflexão sobre questões religiosas e sociais

A Paróquia Divino Salvador completou, em fevereiro deste ano, 50 anos de criação. Originariamente, sob o comando da ordem dos religiosos Salvatorianos, passou à Arquidiocese de Campinas em 1996 e, desde então, tem sido um ponto central de atividades de formação religiosa, sustentabilidade e diálogo inter-religioso.

 

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this