Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  O que Deus exige de nós?

O que Deus exige de nós?

Artigo Pe. Nadai - Correio Popular - 21/05/13

21/05/2013

Na semana de 12 a 19 de maio que precedeu a solenidade de Pentecostes, festa do Divino Espírito Santo, as Igrejas de tradição cristã promoveram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscando a unidade sonhada por Jesus “que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti…”

A busca da unidade pela oração, pelo diálogo ecumênico e por iniciativas conjuntas em favor da vida, da dignidade humana, da integridade da criação e da paz, é promovida pelo Conselho Pontifício para a unidade dos cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). No Brasil o diálogo ecumênico é incentivado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Neste ano a semana foi organizada por irmãos e irmãs da Índia, país marcado por histórias de sofrimento e esperança, constantemente em busca da superação de grandes desafios e todo tipo de violência, especialmente contra a mulher.

O Movimento de Estudantes Cristãos da Índia e a Federação das Universidades Católicas daquele país, levaram em conta a dura realidade social estratificada em castas mais altas e mais baixas, focando especialmente os “dalits” que formam as comunidades que não pertencem a casta alguma, são tidas como intocáveis, alojadas fora do sistema social.

Apesar de não termos no Brasil o sistema de castas, contudo temos classes sociais bem distintas e pessoas excluídas e marginalizadas em nossa sociedade e também em nossa cidade de Campinas. São aqueles que “não são” “nem estão”.

Sequer são vistos ou considerados. Tais como: homens e mulheres em situação de rua ou prisional, os catadores de lixo, os portadores de HIV, mulheres marginalizadas. De algum modo poderíamos incluir nesta lista os índios, os quilombolas, os migrantes, os dependentes químicos e outros.

Interpelados pela Palavra de Deus, especialmente pelo profeta Miquéias, “Foi-te dado a conhecer, ó homem, o que é bom, o que o Senhor exige de ti: nada mais que respeitar o direito, amar a fidelidade e aplicar-te a caminhar com teu Deus” (6,8) reunimo-nos durante toda esta semana em assembleias de oração e com certeza fomos despertados e reanimados a participarmos na construção de um mundo mais justo, solidário e de paz, sinal do Reino definitivo.

Em continuidade à Semana de Oração, o Movimento fraterno de Igrejas Cristãs (MOFIC) de Campinas, realizará um Ciclo de Estudo Ecumênico, tendo como tema “As Igrejas históricas e sua caminhada de fé”, nos dias 4, 11 e 18 de junho, às 19h45 na Igreja Divino Salvador, Av. Júlio Mesquita, 126, Campinas.

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador