Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  O Encontro marcado na praça!

O Encontro marcado na praça!

Toda a Igreja da Arquidiocese de Campinas está sendo convocada pelo nosso Arcebispo D. Airton José dos Santos para a Celebração Eucarística de encerramento do Ano da Fé. A celebração será na Praça Arautos da Paz, a do Congresso Eucarístico, no próximo domingo, dia 24 de novembro, às 9 horas. De novo ressoa em nossos […]

20/11/2013

Toda a Igreja da Arquidiocese de Campinas está sendo convocada pelo nosso Arcebispo D. Airton José dos Santos para a Celebração Eucarística de encerramento do Ano da Fé. A celebração será na Praça Arautos da Paz, a do Congresso Eucarístico, no próximo domingo, dia 24 de novembro, às 9 horas. De novo ressoa em nossos ouvidos: Venham, venham todos para a Ceia do Senhor…

Durante este ano, tivemos a oportunidade de viver, mais intensamente a Fé, como uma resposta amorosa a Deus que se revela pela Palavra: “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias que são os últimos falou-nos por meio de seu próprio Filho” (Hb 1,1-2). Na verdade Jesus Cristo é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós. Desde então, a fé consiste num encontro pessoal e único com Jesus de Nazaré, como aconteceu com Maria e José, com os pastores dos campos de Belém, com os Magos atraídos pela estrela, vindos de muito longe, nem se sabe bem de onde. Encontro pleno de alegria e júbilo do velho Simeão e de Ana que tomam o Menino nos braços e entoam cânticos de louvor! Fascinantes são as narrativas evangélicas dos encontros de Jesus com os primeiros discípulos e mulheres discípulas.

Que poder de atração Jesus exercia sobre eles através de seu convite: “Segue-me…”

Convite, certamente  manifesto em palavras, aceno, olhar e sorriso irresistíveis.

Recordemos ainda o encontro de Nicodemos que ocorreu de noite; o da samaritana à beira do poço; de Marta e Maria no aconchego da casa em Betânia; de Zaqueu em cima da árvore; do cego à beira do caminho; dos gregos no meio da multidão. O encontro com o Senhor se dá em circunstâncias as mais diversas. No cotidiano da vida de cada pessoa. O Senhor é imprevisível. Deixemo-nos surpreender por Ele.

Pois bem, vamos todos à Praça. Lá seremos uma assembléia orante e celebrativa. Lá nos encontraremos com nossos irmãos na fé.

Assim como, com muitos grãos de trigo moídos se faz um único pão, assim também nós seremos um só corpo em Cristo, a sua Igreja, Povo de Deus, em torno da mesa do altar, para a Ceia do Senhor. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Ali encontraremos o Senhor ao partir e compartilhar o mesmo pão.

O encontro pessoal com Jesus de Nazaré leva ao seguimento e ao discipulado. Com o tempo, o conhecimento e convivência com o Divino Mestre despertam o entusiasmo do anúncio missionário. Encontramos o Senhor! Venham ver!

Assim nasce a vocação dos leigos e leigas cristãos na Igreja para o mundo. Eles pelo Batismo são enraizados em Cristo e formam o Povo de Deus. Participam da missão de Cristo e da Igreja. São homens e mulheres da Igreja no coração do mundo. O espaço próprio da presença e missão dos leigos é a sociedade onde realizam as atividades humanas: família, trabalho, o comércio, cultura, educação, ciências e artes, comunicação, saúde, enfim, a vida na cidade e no campo, com toda a sua complexidade, tecida de alegrias, sofrimentos e esperanças. É o Reino de Deus em ação.

Contudo, muitos cristãos leigos e leigas são chamados também a participar na ação pastoral da Igreja, nos Ministérios da Palavra, da Liturgia e da Caridade e também em serviços de coordenação, assessoria e animação da vida da Igreja.

No Ministério da Palavra destaca-se todo o trabalho de evangelização e catequese no processo da iniciação à Vida cristã. No Ministério da Liturgia, a participação  na preparação e celebração dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia dominical. No Ministério da Caridade, essência da vida cristã, destaca-se todo tipo de ações que visam a promoção e a defesa da Pessoa e dos Direitos Humanos, o serviço e o cuidado dos pobres e excluídos, através da partilha e da solidariedade, a que são chamados todos os cristãos.    

A Revisão Ampla de nossa Igreja de Campinas aponta como meta uma Igreja toda ministerial, que queremos ser como fruto do sacerdócio comum pelo Batismo, o que pode favorecer novas configurações da Igreja na Cidade.

Vamos para a praça, na festa de Cristo Rei, Senhor da História e do Universo. Dia do leigo. Encerramento do Ano da Fé.

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this