Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  Missa de despedida do Pe. Claudiney

Missa de despedida do Pe. Claudiney

Com muita emoção a comunidade do Divino Salvador despediu-se do Pe. Claudiney e agradeceu a Deus pelo seu maravilhoso trabalho pastoral

5/07/2015

Pe. Claudiney durante este tempo de convivência em nossa paróquia semeou em nossos corações a Palavra de Deus, celebramos a Eucaristia e fomos agraciados com seu zelo pastoral. Agora ele irá semear a Palavra de Deus na Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré.

Em uma celebração emocionante neste sábado, 04/07/2105, a comunidade do Divino Salvador rendeu graças a Deus pelo trabalho pastoral do Pe. Claudiney. Desde que chegou, há pouco mais de um ano, Pe. Claudiney conquistou a todos com seu carisma de pastor sempre muito prestativo, atencioso e amigo. Um verdadeiro sacerdote dedicado e zeloso no serviço do Povo de Deus.

A comunidade da Paróquia Divino Salvador, já com saudades, reza para que o Espírito Santo o acompanhe e guie em sua nova missão pastoral em Sumaré.

A seguir o texto da homilia do Pe. Claudiney na missa de sua despedida:

Homilia de Despedida da Paróquia Divino Salvador – Campinas/SP

Os nossos olhos, estão fitos no Senhor! Salmo 122

Queridos irmãos e irmãs da Paróquia Divino Salvador. A paz do Senhor!

Em janeiro de 2014 fui felizmente notificado pelo Arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos, sobre minha nomeação para auxiliar a Paróquia Divino Salvador em Campinas junto ao Padre Nadai. Confesso que num primeiro instante tive um susto, mas também senti muita alegria em ter a chance de vivenciar o evangelho junto a esta porção do Povo de Deus.

No dia 27 de maio, fui chamado pela Igreja para um novo desafio. Novamente um susto, ser Pároco pela primeira vez. Sou muito grato pela aventura que me propôs o Arcebispo Dom Airton, e pela constante confiança que tem sempre depositado em mim. Gostei também dessa novidade em minha vida, e sou-lhe grato. No entanto, dói o coração ter que despedir-me deste povo que considero parte de minha família e, que em tão pouco tempo aprendi amar. Com vocês estabeleci laços fraternos e de carinho. Por isso sou grato a Deus, e o louvo por tanto bem que ele me faz.

Desta forma, tenho muito a agradecer a Deus e a vocês que marcaram a minha vida. A gratidão é sinal e presença do amor. Segundo Jesus no episódio evangélico da mulher pecadora mostrar muita gratidão é próprio de quem foi muito amado e muito perdoado (Lc7). Sendo assim, quero mostrar a minha gratidão, para além das palavras, pois as palavras passam. Que seja então a minha vida a mostrar e expressar essa gratidão.

Aqui preparei a minha ordenação sacerdotal, vivi momentos fortes e dolorosos da minha vida familiar, preguei o Evangelho, rezei a minha primeira missa, atendi minha primeira confissão, visitei lares e hospitais, auxiliei nas pastorais paroquiais e juntos planejamos o trabalho pastoral. Assisti vários casamentos ajudando alguns jovens na realização do sonho de constituírem família e da busca da felicidade. Festejei e celebrei com vocês o meu primeiro aniversário de ordenação. Até Libras tentei aprender para chegar ainda mais perto dos corações.

Louvo a Deus todos os dias por tão grande mistério em minha vida. Nem merecia ser constituído seu servidor. Mas o Bom Pastor demonstrou muito amor por mim e me chamou, me ungiu e enviou-me à anunciar a Boa Nova. (Lc 4,16)

Ao Padre Nadai obrigado pela acolhida, agradeço a Deus por ter me dado esse presente, que estar em sua paróquia e ainda na sua companhia. Como foi bom neste tempo conversar com o senhor, ouvir seus conselhos de sabedoria e experiência, celebrar, cear, rezar, planejar e preparar liturgias e eventos juntos. O Padre Nadai é um exemplo de generosidade, sabedoria, amizade, preocupação com as pessoas, com a Igreja e com o mundo. Rezo pela nova etapa de sua vida como Pároco Emérito. Que seja ainda mais feliz!

Posso afirmar com toda convicção que vi acontecer aqui comigo o cumprimento do que está escrito Evangelho de São Mateus: “E todo aquele que houver deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome receberá muito mais e, em herança, a vida eterna”. (Mt 19,29)  Gostaria que soubessem como esse tempo foi especial para mim. A Paróquia Divino Salvador de Campinas e o Padre Nadai estarão sempre em meu coração e oração.

Agora para a nova missão em Sumaré e para a minha vida de padre, me consola ouvir na segunda leitura de hoje o Senhor dizer a São Paulo, “’basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta’. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim”. (2Cor 12,9)

Conto com a Palavra de Jesus, conto com a sua promessa, conto com a sua presença, conto com a sua misericórdia. Assim, me despeço para escutar a voz de Jesus que repete: “Ide em todas as nações, fazei discípulos meus…eu estarei convosco até o fim do mundo”. Impulsiona-me também o lema de minha ordenação: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a Boa Nova”. Lc 4,18

No tempo de seminário tornei-me devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus e indo para sua Paróquia contarei com sua intercessão, conto também com a oração de vocês e repito com essa querida e poderosa santa: “tudo é graça em minha vida”.

Assim seja,

Dia 4 de julho de 2015