Home  »  Destaques » Noticias  »  Mês Vocacional 2022

Mês Vocacional 2022

Para 2022, o tema escolhido é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

2/08/2022

Agosto é reconhecido no calendário da Igreja Católica desde 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, o instituiu como o Mês Vocacional, um tempo dedicado totalmente às vocações. 🙏

A vocação é um chamado que provém de Deus. E, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor. Cabe a nós, entender e aceitar ou não os planos que Ele tem para as nossas vidas.

Em seu infinito amor, o Senhor modelou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que, na liberdade de filhos e filhas, fossem os seres que dessem continuidade à sua criação.

Portanto, vocação é dizer ‘sim’ a Deus, pela fé, é descobrir o próprio lugar no mundo, na família, na comunidade e no serviço aos irmãos.

Para descobrir bem este projeto, porém, faz-se necessário um discernimento.

Dividida por domingos, a celebração do Mês Vocacional acontece da seguinte forma:
1º Domingo – Vocações sacerdotais – Dia do padre
2º Domingo – Vocação familiar – Dia dos pais
3º Domingo – Vocações religiosas – Dia da vida religiosa
4º Domingo – Vocações leigas – Dia dos ministérios leigos

Todas as vocações são de suma importância na vida da comunidade. Mas, lembremo-nos da vocação primeira e mais importante de todas: a da vida cristã.