Home  »  Artigos » Mais Destaques » Noticias  »  José de Nazaré

José de Nazaré

Tríduo de São José - Dias 16, 17 e 18/03 - 17h Solenidade de São José: 19/03 - 17h

17/03/2015

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

No dia 19 de março celebramos o glorioso São José. O santo Patrono e guardião da Igreja Católica e também muito querido por todo Povo de Deus. Muitas cidades brasileiras carregam no nome a homenagem ao santo e protetor: São José do Rio Preto, São José, São José dos Pinhais, São José dos Campos. Tantas comunidades tem o esposo de Maria como patrono. Milhares de pessoas no mundo inteiro também são batizadas com o nome de José, não podemos deixar de citar o ilustre Papa Emérito Joseph Ratzinger. Tudo isso expressa o devoção popular ao José de Nazaré.

Para a Salvação da humanidade Deus contou com São José, ele teve papel singular nesta história, foi o pai adotivo de Jesus. Os evangelhos dizem que era um homem justo e bom. Assim como Maria ele foi um servo do Senhor.

José testemunhou sua fé cuidando da Sagrada Família, livrando-a do mal e dos perigos. Foi disponível e obediente à vontade de Deus. Tudo isso e mais o seu silêncio é um discurso para o nosso tempo. Pois, nos ensina a servir com amor sem roubar a cena, sem carreirismo e esperar recompensas.

O povo venera São José e o reconhece como modelo e servidor do Reino. Que ele nos inspire no seguimento de Jesus.

São José, rogai por nós.

Padre Claudiney F. Almeida