Home  »  Artigos » Destaques » Homilias » Noticias » Padre Nadai  »  HOMILIA – Pe. Nadai | “O Senhor prepara um banquete de festa para os Povos!”

HOMILIA – Pe. Nadai | “O Senhor prepara um banquete de festa para os Povos!”

“Convidai para a festa todos os que encontrardes” (Mt 22,9)

17/10/2023

HOMILIA – 28º. DO TEMPO COMUM  – 15.10.2023

 

O Senhor prepara um banquete de festa para os Povos!

“Convidai para a festa todos os que encontrardes” (Mt 22,9)

 

 “O horizonte de nossa caminhada é marcado pela fraternidade e plenitude da Vida, quando Deus destruirá a morte para sempre”. A imagem do banquete de festa, na primeira leitura (Isaías) e no Evangelho, nos fala da amizade social, da partilha e da comunhão universal entre Povos e Nações.

Quando li essas leituras, surgiram-me na mente, como um tsunami, as imagens dos horrores da guerra em Israel e Palestina (Faixa de Gaza) e na Ucrânia; bem como a violência cruel e truculenta nas comunidades dos morros do Rio de Janeiro; na Bahia, na baixada Santista e por aí vai…

Como estamos longe, muito longe da realização desse desígnio amoroso do Abba! Pai! e do projeto do Reino da Justiça de Deus.

A leitura atenta e orante desses textos de Isaías e de Mateus reabastece-nos, na esperança de um mundo onde “a justiça e a paz se abraçarão” na fraternidade universal.

(“Nossa esperança é que, um dia nessas terras, justiça e paz se abracem no respeito, no perdão e na fraternidade”) (homilia do Bispo Auxiliar de Jerusalém, de origem Palestina em concelebração no Patriarcado, em 2012).

Oportuna charge de jornal, nesta semana: uma criança dizendo para a mãe: “Olha, mãe, o sangue de judeu e palestino é vermelho”.

A Eucaristia que celebramos sobre este altar é sacramento – sinal que antecipa, pela fé  e esperança, o banquete festivo que Deus prepara para todos os Povos… Quando “o Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com toda a desonra de seu Povo”.

Sim! Senhor, enxuga as lágrimas das mães que choram seus filhos (as); fortalece os braços dos pais que protegem suas crianças; dá coragem aos profissionais da saúde que se empenham em salvar vidas vitimadas pelas guerras em curso e por tanta violência, inclusive em nosso país.

Maranatha! Vem, Senhor, vem! Não tardes mais.

Ó Senhor, aleluia!
Vem Messias, maranatha!
Ó justiça, aleluia!
Mora em nós, maranatha!
Misericórdia, aleleuia!
Vive entre nós, maranatha!

Rezemos confiantes o Salmo 22

“O Senhor é o Pastor que me conduz…
Com seu bastão e seu cajado Ele me conduz em segurança.
Ele prepara a nossa frente, um banquete festivo.
Na casa do Senhor habitaremos eternamente.”

Desculpem-me! Não sei se esta fala é homilia, desabafo, lamento, súplica. Talvez, um pouco disso tudo.

Enfim, este Reino de Justiça e Paz é sim Dom de Deus, mas é também construção de todos os homens e mulheres de boa vontade! Amém.

Cantemos suplicantes a Oração de São Francisco pela paz.

 

Pe. José Arlindo de Nadai

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this