Home  »  Artigos » Destaques » Homilias » Noticias » Padre Nadai » Veja Também  »  HOMILIA – Pe. Nadai | O Domingo – Ponto de Luz!

HOMILIA – Pe. Nadai | O Domingo – Ponto de Luz!

5/06/2024

Vem de muito longe, da mais antiga tradição cristã, desde o início do primeiro século de nossa era, o costume de os cristãos se reunirem no primeiro dia da semana, o domingo, para celebrar a Páscoa do Senhor. O Domingo pode ser considerado, portanto, uma instituição da Igreja Apostólica, da primeira geração de cristãos. O Senhor ressuscitou no primeiro dia da semana, daí sua denominação – domingo – dia do Senhor. As aparições do Ressuscitado aconteciam também no Domingo, a vinda do Espírito Santo também acontece no domingo (At 2,1-12), durante a reunião dos discípulos e mulheres discípulas (Jo 20, 1.19)

É sabido que o povo judeu se reunia aos sábados em suas sinagogas para celebrar as maravilhas de Deus, especialmente a criação, a libertação da situação de escravos e a aliança aos pés do Monte Sinai – Eu sou vosso Deus, o único Senhor e vós sois o meu povo. O sábado continua sendo o dia do culto e do repouso para a Comunidade Israelita. É a sua Páscoa.

Os cristãos, porém, celebram a nova Páscoa e a nova e definitiva aliança de Deus com o novo povo, no Domingo, devido à Ressurreição de Jesus Cristo.

O conteúdo essencial do Domingo, consiste na reunião dos cristãos em Assembléia, na qual o Senhor se torna presente – como acontecia em suas “aparições” depois da Ressurreição – pela Palavra e especialmente pela Eucaristia, lugares privilegiados e sacramentos da presença viva do Ressuscitado.

“Neste sentido, o Domingo não é mera transposição do sábado dos judeus para os cristãos. A criação, a redenção e a nova criação em Cristo são celebradas e pela celebração tornam-se presentes, sobretudo pela Assembléia Eucarística dominical, com tudo o que comporta” (Fr. A. Beckhauser).

Todavia, temos um longo caminho a percorrer até que os católicos tomem consciência do profundo sentido religioso e sacramental do Domingo, como o dia do encontro dos filhos na casa do Pai e dos discípulos de Jesus em torno da mesa da Palavra e do Pão para a celebração da Ceia do Senhor.

Ao longo da semana os cristãos estão dispersos pela cidade nos seus afazeres: pessoais, familiares, profissionais e sociais.
No Domingo são convidados ao repouso e ao descanso e também convocados como Igreja para a celebração dos sagrados mistérios na alegria do encontro de irmãos.

As comunidades cristãs que não podem ter a Eucaristia, reúnem-se em Assembléia para a celebração dominical da Palavra, que torna presente o Mistério Pascal no amor que congrega, na palavra acolhida e na oração comunitária (Documento de Aparecida 253).

A legislação trabalhista (CLT) prescreve um descanso semanal de 24 horas seguidas, o qual deverá coincidir com o domingo, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço. Infelizmente, a vida moderna, pautada muito mais pelas leis do mercado, do lucro e do consumo do que pelas necessidades humanas de repouso, descanso e religiosas (de qualquer culto), consegue tantas brechas que os trabalhadores muitas vezes ficam privados desse benefício.

Faça do Domingo um Ponto de luz!

Pe. José Arlindo de Nadai
Paróquia Divino Salvador