Home  »  Artigos » Destaques » Homilias » Noticias » Padre Nadai  »  Homilia – Pe. Nadai | Ascensão do Senhor

Homilia – Pe. Nadai | Ascensão do Senhor

O ser humano precisa de um horizonte infinito, de uma esperança definitiva.

25/05/2023

Ascensão do Senhor
Esperança Infinita

Toda vez que a comunidade cristã se reúne em Assembleia, como esta, celebramos o Mistério da presença do Senhor Jesus Cristo no meio de nós e sua ação salvífica, a nossa Salvação.

Ao longo do ano litúrgico celebramos por primeiro a Vinda de Jesus – Filho de Deus que se faz um de nós no seio de Maria, na família de José. Chamamos este tempo de Advento/Natal/Epifania(ou manifestação). Paulo, o Apóstolo diz: “ele como que se esvazia de sua grandeza divina e se torna um de nós… assume nossa condição humana, até mesmo a Morte” (Fl 4).

Em seguida, celebramos o ponto alto do Mistério de Jesus Cristo e da Salvação: no tempo da Quaresma/Páscoa – Ressurreição e Pentecostes/o Dom do Espírito Santo! Esse tempo Pascal, tem como núcleo central: a paixão, morte Ressurreição do Senhor: – na madrugada do Domingo da Ressurreição o anjo disse às mulheres:

“Vocês procuram Jesus de Nazaré entre os mortos? Deus o ressuscitou… vejam o túmulo vazio… e os panos que o envolviam. Vocês o encontrarão de novo lá no Monte da Galiléia, onde tudo começou…”

O Evangelho que nos foi proclamado hoje, diz exatamente isso: “os discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. O que aconteceu neste encontro?

  • O Senhor promete-lhes o Dom do Espírito Santo.
  • Dá-lhes o mandato missionário: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai…”
  • Promete ainda sua presença junto deles para sempre…
  • Depois de falar a eles: Jesus foi levado junto aos céus à vista deles e uma nuvem o encobriu…

– Assim cantamos (Sl 46)

“Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.”

Os discípulos(as) extasiados, tomados de admiração, contemplavam o Senhor que aos poucos desaparecia no horizonte… Seus pés, porém, estavam plantados no chão do Monte da Galiléia…

E nós, cristãos(ãs) contemporâneos de nosso tempo, habitados e às vezes sufocados por tantas preocupações, trabalho, desejos e ideologias com os pés fincados no chão de nossa vida cotidiana, podemos perder o horizonte da fé e da esperança cristãs.

O ser humano precisa de um horizonte infinito, de uma esperança definitiva.

O encontro com o Senhor Jesus, é a Porta de entrada para uma Vida plena e eterna.

Aliás Jesus disse: – Eu sou o Caminho que leva ao Pai.

 

Pe. Nadai – 21.05.23

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this