Marcos não responde a essa pergunta com discursos e ensinamentos teóricos... mas vai mostrando a prática de Jesus, o que Ele faz, seu agir, atitudes, relação com as pessoas, sua predileção e cuidado com os enfermos, pobres, vulneráveis e excluídos da sociedade de seu Tempo.
2/02/2024
Durante este ano, em nossas Celebrações dominicais, vamos ler preferencialmente o Evangelho de São Marcos.
O Evangelho de Marcos foi escrito por primeiro em relação aos demais: Mt, Lc, e Jo.
Marcos escreveu o seu Evangelho com a finalidade precisa de responder à pergunta: quem é Jesus?
Marcos não responde a essa pergunta com discursos e ensinamentos teóricos… mas vai mostrando a prática de Jesus, o que Ele faz, seu agir, atitudes, relação com as pessoas, sua predileção e cuidado com os enfermos, pobres, vulneráveis e excluídos da sociedade de seu Tempo.
Assim, em duas passagens do Evangelho de Mc, Jesus é reconhecido e declarado o Messias (o ungido de Deus): na confissão de Pedro e ao pé da cruz na confissão do soldado romano: “De fato esse homem era o filho de Deus.” (Mc)
Essas duas declarações identificam Jesus como Filho de Deus e sua missão Messiânica de salvação/libertação.
Feita esta introdução vamos às leituras de hoje.
Na 1ª. Leitura, Moisés que havia liderado a libertação do Povo da escravidão no Egito, em nome do Senhor promete e garante que Deus jamais abandonará seu povo e “fará surgir do meio dele, um profeta semelhante a ele…”
“Esse profeta será meu porta-voz, falará em meu nome”, diz o Senhor.
O salmo 94, faz ressoar a promessa do Senhor e sua exortação:
“Não fechais o coração, ouvi hoje a voz de Deus” (que chega por meio do Profeta).
Então, temos o coração aberto e ouvidos atentos para ouvir a voz de Deus e discernir seus sinais na Comunidade, na sociedade, na vida pessoal e familiar.
O Evangelho que acabamos de ouvir é do 1º. capítulo de Mc 1,21.
Nesse breve e curto texto vemos o cumprimento da promessa feita na 1ª. leitura: Jesus entra na sinagoga (lugar do culto) toma a palavra e começa a ensinar/profetizar. As primeiras palavras de Jesus no evangelho de Mc são o anúncio do projeto do Pai – “Cumpriu-se o tempo e está próximo o reinado de Deus… convertei-vos e crede no Evangelho”.
E em seguida, ali na mesma sinagoga Jesus realiza uma cura, um gesto libertador em favor de um enfermo, curando-o e livrando-o do mal que o afligia e fazia sofrer. Esse homem representa a família humana de todos os tempos e lugares. Jesus mesmo disse: “Eu vim a este mundo para que vocês tenham vida e vida em abundância, vida plena.
Jesus é Deus conosco… Ele deseja enxugar toda lágrima de nossos olhos.
No Evangelho de Mc. Jesus é chamado de “Curador”… vê, aproxima-se, toca com suas mãos e cura, liberta, salva a Pessoa.
Mas cadê essas mãos que tocam, esse olhar que vê, palavras que consolam (O Cristo mutilado). Em uma capela em país do Caribe há uma imagem do Cristo crucificado, mas o artista o representa todo mutilado=braços, mãos, pés… contudo embaixo uma inscrição: “Vós sois seus braços, mãos, pés e coração…”
Por isso rezamos na Oração Eucarística – Jesus que passa fazendo o bem! (VI – D)
“Dai-nos olhos para ver as necessidades e sofrimentos de nossos irmãos e irmãs…
Inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos.
Fortalecei-nos no testemunho da verdade, da justiça e da paz…”
Amém.
Pe. Nadai
PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS