HOMILIA DE NATAL – Pe. José Arlindo de Nadai

Leia, na íntegra, a Homilia de Natal 2020, pelo Pe. José Arlindo de Nadai

Data: 25/12/2020

Queridos irmãos (ãs)

Sejam muito bem vindos para esta celebração com os cuidados devidos, apesar de alguns medos, estamos aqui, alegres e confiantes, reunidos em assembleia orante para celebrar o Natal de Jesus, Divino Salvador.

Nossa celebração inicia-se com este convite:

“Alegremo-nos todos, no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo,
desceu do céu a verdadeira PAZ!”

A profecia de Isaías, realiza-se no nascimento de Jesus: o povo que andava na escuridão viu uma grande luz; até para os mortos resplandeceu uma luz… Magos perdidos no deserto reencontraram o Caminho orientados pela estrela que brilhou nos céus!

Alegremo-nos, nasceu um Menino, seu nome é de Paz, sua mensagem é de Vida.

A mensagem de alegria e paz abrange todo o universo – é o canto do salmo: “Rejubile-se o céu e exulte a terra; dancem as águas; floresçam os campos e toda a criação abra os braços em festa.”

Por que tudo isso? “Hoje nasceu para nós, o Salvador que é Cristo, o Senhor!”

Paulo Apóstolo confirma a profecia e faz coro com os anjos nos céus de Belém, em sua carta ao companheiro Tito: “a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens e mulheres, em Jesus Cristo!”

O Evangelho de Lucas sobre o nascimento de Jesus em Belém é muito conhecido de todos nós, causando-nos surpresa e estranhamento.

Como pode “não haver lugar para eles”? Ele, Senhor do céu e da terra? Ele criador do Universo? Quando morrer na cruz, também não terá túmulo próprio, mas arranjado de última hora.

Não havendo lugar para eles na hospedaria, foi colocado numa manjedoura, isto é, num coxo, onde se alimentavam os animais. Não se trata de puro acaso, mas de sinal, desígnio: Mais tarde Ele dirá de si mesmo: “Eu sou o Pão Vivo descido do céu. Tomai e comei” (cf Jo.6)

Seu nascimento, por primeiro é anunciado aos humildes Pastores, dos campos de Belém, como uma Boa Notícia de grande alegria: “Hoje, na cidade de Belém, nasceu para vós o Salvador, o Cristo Senhor” (Lc 2, 11)

E o anúncio do coro dos anjos ressoa por todo o Universo: Glória a Deus no alto dos céus e Paz na terra aos homens por Ele amados!
Irmãos(ãs) Que nos resta a nós?

Olhemos para o Menino, com a ternura do olhar de Maria, a mãe. Acolhamos o Menino de braços abertos como José, o pai. Vamos lhe ao encontro alegres e cantando com os Pastores.

Em comunhão com toda a criação, curvemo-nos sobre o presépio em admiração. Prostremo-nos de joelhos e o adoremos como os Reis Magos.

Pe. José Arlindo de Nadai
Pároco Emérito – Paróquia Divino Salvador