Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Família, trabalho e festa | Pe. Nadai

Família, trabalho e festa | Pe. Nadai

Nesta segunda semana de agosto, a Igreja Católica do Brasil promove a Semana da Família, com o objetivo, entre outros, de unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios de desenvolvimento. Bem como, incentivar a vivência cristã da família, especialmente o […]

11/08/2012

Nesta segunda semana de agosto, a Igreja Católica do Brasil promove a Semana da Família, com o objetivo, entre outros, de unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios de desenvolvimento. Bem como, incentivar a vivência cristã da família, especialmente o processo de iniciação à vida cristã dos filhos.

O tema proposto para esta ano é: A Família: o trabalho e a festa!

O casal, homem e mulher, é herdeiro da benção original do Senhor na criação, conforme consta da Sagrada Escritura: “Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou e lhes disse: Sejam fecundos” (Gn 1,27-28). Assim, o casal é colaborador de Deus na obra prima de toda a criação, a vida humana. A família é verdadeiramente o santuário da vida, onde pode ser convenientemente acolhida, protegida e cultivada, sobretudo, pelo aconchego afetivo.

Nada de falso idealismo. Não se negam as dificuldades, os limites, os conflitos e desafios da vida familiar. Não obstante tudo isso, a família continua sendo a primeira escola dos afetos, o berço da vida humana, e o espaço privilegiado e natural do seu cultivo e desenvolvimento. A família, em todas as suas configurações e formas, é a referência primordial e última de nossa vida. A experiência e a vivência de cada um o confirma, certamente.

O trabalho é um bem do homem e da mulher, não só para o seu sustento e da própria família, mas também para a realização pessoal e inserção na sociedade moderna, tecida, em grande parte, pelas relações de trabalho. O trabalho dignifica a pessoa; pelo trabalho ela se sente útil, sua vida ganha nova grandeza e sentido. O desemprego traz insegurança, incertezas, privações e pode desagregar a família. Por outro lado é preciso lembrar que, não raro, o excesso de trabalho pode prejudicar a convivência familiar, pela ausência constante e prolongada dos pais. A criação e educação dos filhos acabam sendo terceirizadas. Vale aqui a justa medida do bem viver e conviver.

Assim, tocamos em outra dimensão existencial da família: a festa. Com efeito, debaixo do céu há momento para tudo e tempo certo para cada coisa. Tempo para trabalhar e tempo para descansar e festejar. É o lado da gratuidade da vida. As crianças muito nos ensinam quando dizem: vamos brincar… É o lazer puro e simples, sem compromisso.

A dimensão da festa no tema da Semana da Família visa resgatar o sentido da alegria da convivência familiar, por exemplo em torno da mesa da refeição; num passeio, numa caminhada, numa visita, abrindo-se assim para as dimensões social, comunitária e cultural. A festa, contudo, para nós cristãos, extrapola o âmbito familiar, abrange a dimensão comunitária e religiosa, na escuta da Palavra, na Eucaristia e na alegria do encontro de irmãos e irmãs de caminhada na mesma fé.

A Paróquia Divino Salvador abriu a Semana da Família no sábado, dia 11 com um encontro festivo entre pais, crianças e jovens adolescentes da catequese, terminando com a Missa do Dia dos Pais. Há uma programação para a toda a Semana. Confira nosso site: www.paroquiadivino.org.br.

Pe. José Arlindo de Nadai

Paróquia Divino Salvador