Home  »  Evangelho » Mais Destaques » Noticias  »  “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados…” (Mt 11,28)

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados…” (Mt 11,28)

14o. Domingo do Tempo Comum - Ano A

5/07/2014

Evangelho – Mt 11,25-30

Eu sou manso e humilde de coração.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
25 ‘Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27 Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28 Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Refletindo a Palavra

Na verdade, os critérios de Deus são bem estranhos, aos olhos do mundo… Nós, homens, admiramos e incensamos os sábios, os inteligentes, os intelectuais, os ricos, os poderosos, os bonitos e queremos que sejam eles (“os melhores”) a dirigir o mundo, a fazer as leis que nos governam, ditando a moda ou as ideias, definindo o que é correto ou não é correto. Mas Deus diz que as coisas essenciais são muito mais depressa percebidas pelos “pequeninos”: são eles que estão sempre disponíveis para acolher Deus e os seus valores e para arriscar nos desafios do “Reino”. Quantas vezes os pobres, os pequenos, os humildes são ridicularizados, tratados como incapazes, pelos nossos “iluminados” formadores de opinião, que tudo sabem e que procuram impor ao mundo e aos outros as suas visões pessoais e os seus pseudo-valores… A Palavra de Deus ensina: a sabedoria e a inteligência não garantem a posse da verdade; o que garante a posse da verdade é ter um coração aberto a Deus e às suas propostas (e com frequência, com muita frequência, são os pobres, os humildes, os pequenos que “sintonizam” com Deus e que acolhem essa verdade que Ele quer oferecer aos homens para os levar à vida em plenitude).

Como é que chegamos a Deus? Como percebemos o seu “rosto”? Como fazemos uma experiência íntima e profunda de Deus? É através da filosofia? É através de um discurso racional coerente? É passando todo o tempo disponível na igreja mudando as toalhas dos altares? O Evangelho responde: “conhecemos” Deus através de Jesus. Jesus é “o Filho” que “conhece” o Pai; só quem SEGUE Jesus e procura VIVER como Ele (no cumprimento total dos planos de Deus) pode chegar à comunhão com o Pai. Há crentes que, por terem feito catequese, por irem à missa aos domingos e por fazerem parte do Conselho Pastoral da paróquia, acham que conhecem Deus (isto é, que têm com Ele uma relação estreita de intimidade e comunhão)… É no seguimento de Jesus – e só aí – que nos tornamos “filhos” de Deus.

Cristo quis oferecer aos pobres, aos marginalizados, aos pequenos, e a todos aqueles que a Lei escravizava e oprimia, a libertação e a esperança. Nossa Comunidade Paroquial dá testemunho da proposta libertadora de Jesus para os pobres? Como é que os pequenos e humildes são acolhidos nas nossas comunidades? Como é que acolhemos aqueles que têm comportamentos social ou religioso incorretos?
(http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=410.  Acesso em 2014, Jul 01)

Rezando a Palavra

(Salmo – Sl 144,1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R 1))

R. Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

1 Ao meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,*
e bendizer o vosso nome pelos séculos.
2 Todos os dias haverei de bendizer-vos,*
hei de louvar o vosso nome para sempre. R.

8 Misericórdia e piedade é o Senhor,*
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9 O Senhor é muito bom para com todos,*
sua ternura abraça toda criatura. R.

10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,*
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino*
e saibam proclamar vosso poder! R.

13 O Senhor é amor fiel em sua Palavra,*
é santidade em toda obra que ele faz.
14 Ele sustenta todo aquele que vacila*
e levanta todo aquele que tombou. R.