Home  »  Eventos » Mais Destaques » Noticias  »  Encontro arquidiocesano da Pastoral da Comunicação reafirma proposta do Papa Francisco de “ouvir com o coração”

Os representantes de Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de Campinas, se reuniram na Paróquia Sant’Ana, no Jardim Santana, para o Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação

5/10/2022

Dia primeiro de outubro, representantes de Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de Campinas, se reuniram na Paróquia Sant’Ana, no Jardim Santana, para o Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação. Com o tema – “Sou Pascom e escuto com o ouvido do Coração”- os dirigentes da Pascom Arquidiocesana local e regional reafirmaram a necessidade do compromisso de cumprimento da proposta do Papa Francisco, por meio das atividades de comunicação desenvolvidas nas paróquias.

Os princípios da Pascom Nacional estabelecem 4 eixos de atuação, mas foi ressaltada a Espiritualidade como a base dos demais, que são interdependentes, como foi apresentado no folder de divulgação.

Espiritualidade: O eixo da Espiritualidade se constitui o alicerce de todos os demais eixos. Sem a prática e a vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho.

Formação: Qualificar lideranças e agentes de pastoral para que possam desenvolver e executar projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos.

Articulação: Animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com as ações concretas nos processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.

Produção: Elaboração de materiais, como subsídios em textos impressos e digitais, áudios e vídeos, que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes pastorais da comunicação, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças culturais.

Durante o encontro foram apresentados vídeos com a participação dos representantes da direção e vice-direção nacional, Marcos Tulios e Janaina Gonçalves, bem como dos representantes do Regional Sul 1 da Pascom, do qual faz parte a Pascom da Arquidiocese de Campinas.

O pe. Paulo Roberto Emiliano, Assessor Eclesiástico da Pascom da Arquidiocese de Campinas acolheu a todos por meio da oração e animação. Logo depois as palestras foram realizadas pela coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 e Sub Região Pastoral Campinas, Edite de Oliveira Neves, e pelo membro do GT (Grupo de Trabalho) de Produção da Pascom Brasil, o estrategista digital Fabiano Fachini, que também trabalha na Rede Século XXI, em Valinhos.

Edite chamou atenção para a necessidade dos pasconeiros conhecerem a dinâmica administrativa e organizacional da Pascom e seu guia de implantação. Ressaltou também a importância do eixo da espiritualidade, que sustenta os demais, e da importância de promover a unidade e a comunhão entre as Pastorais da Comunicação e as demais pastorais de cada paróquia.

A coordenadora do Regional Sul 1 convidou à reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para as comunicações em 2022 – “Escutar com o ouvido do coração” e sobre a que foi anunciada em 29 de setembro e que será tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2023 – “Falar com o coração”. “O Papa foi genial nessas escolhas porque para falar, é preciso ouvir muito e melhor, e só se faz isso com o coração”, disse ela.

Edite ressaltou ainda a necessidade de planejamento nas ações da Pascom, e ao fim perguntou a todos participantes qual era o sonho pessoal e o sonho para a Pascom. Muitos responderam que era o desejo de servir mais e melhor na função de pasconeiros, apesar das dificuldades comuns, como pouca participação dos membros, falta de relacionamento com outras pastorais e precariedade técnica.

A segunda palestra foi realizada pelo jornalista e estrategista em mídias digitais Fabiano Fachini. O foco desse momento foram as dicas práticas para trabalhar com as redes sociais nas paróquias. Muitas foram formadas especificamente para a transmissão de missas no pior período da pandemia, mas agora se dispersaram. As que foram reativadas nesse período, agora carecem de um norte para continuar ativas.

Fachini chamou a atenção para o fato de muitas Pascoms terem se tornado a pastoral do “euquipe”, em que um membro faz tudo, ou a pastoral da foto e da live, sem realizar a totalidade dos eixos de atuação. Em alguns casos, apenas um eixo, como o de produção, está começando, sem o embasamento da espiritualidade, ou o aporte da articulação, por exemplo.

A evangelização por meio da comunicação digital, segundo Fabiano, precisa de planejamento, diálogo, testemunho, pesquisa, empatia, criatividade e, acima de tudo, muito serviço. É preciso estar à disposição das demais pastorais, por meio de inciativas que produzam conteúdo útil a todas. A comunicação digital, diz ele, “deve desenvolver relacionamentos, apresentar o que acontece na comunidade, promover interações, prestar serviço. Deve transformar conexão em relação e comunhão”.

Fabiano disse também que as Pascoms devem alimentar as redes sociais na medida em que realmente conseguem, sendo melhor ter apenas uma, bem trabalhada, do que várias sem frequência de postagens e sem interação e atualização. As dicas práticas foram nas áreas de produção de posts, vídeos, edição e produção de conteúdo para cada rede, realçando o que funciona em cada uma.

Ao fim, uma missa de envio na Igreja da Paróquia Sant’Ana, encerrou o Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, reafirmando a missão a que todas as Pascoms e seus membros são convidados a cumprir – “Sou Pascom e escuto com o ouvido do coração”.