Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Eleições 2012 | Voto Consciente

Eleições 2012 | Voto Consciente

Dia a dia intensifica-se a campanha eleitoral, para Prefeito e Câmara de Vereadores de nossa cidade de Campinas e outras. É uma verdadeira corrida à caça do voto dos eleitores. Espanta-me ouvir, de muita gente, que não vai votar em nenhum candidato. Decepciona-me, mais ainda, quando ouço isso de jovens eleitores. Alegam que nada vai […]

18/09/2012

Dia a dia intensifica-se a campanha eleitoral, para Prefeito e Câmara de Vereadores de nossa cidade de Campinas e outras. É uma verdadeira corrida à caça do voto dos eleitores.

Espanta-me ouvir, de muita gente, que não vai votar em nenhum candidato. Decepciona-me, mais ainda, quando ouço isso de jovens eleitores. Alegam que nada vai mudar… São sempre os mesmos… Nenhum político presta… Todos, farinha do mesmo saco…

Será mesmo? Não lhe parece uma generalização rápida demais? Não se abdica, impunemente do dever cívico de votar. É preciso, contudo, um trabalho criterioso de escolha: analisar os candidatos(as), seu passado, perguntar-se – é ficha limpa? Procurar conhecer seu programa, especialmente, no que se refere aos grandes problemas que afligem nossa cidade, inclusive o seu bairro.

D. Airton José, Arcebispo de Campinas, entre os critérios elencados para a escolha do candidato refere-se ao “histórico de vida: honestidade, competência, transparência, vontade de servir ao bem comum”. A Igreja não se cansa de exortar os fiéis quanto ao dever cívico do voto consciente, livre e responsável. Não exercê-lo é grave omissão.

Compreendo que temos motivos de sobra para a decepção, desencanto e frustração em relação a muitos políticos e sua gestão junto aos Poderes Públicos de nossa cidade. Mas, atenção, fique esperto. Tudo o que os políticos corruptos querem é que nossa omissão assegure a perpetuação deles no poder. Quem diz que não gosta de política, acaba sendo governado por quem gosta. Você se ausenta, eles se apresentam!

O homem é um ser social e político. Vive em sociedade, na polis, cidade. Deixemos de lado a descrença na Democracia. Apesar de tudo, a Democracia é, de longe, a forma mais perfeita de viver a cidadania política. Cabe-nos aperfeiçoá-la ou, como se diz, refunda-la.

É verdade que nossa cidade viveu traumas, dos quais ainda não se recuperou, plenamente; pelo contrário, padece de suas consequências. A morte, até hoje não esclarecida do saudoso prefeito Toninho; por último, o mar de lama que tomou conta da Prefeitura. Vultosas somas desviadas dos cofres públicos. Corrupção, propinas, subornos, em detrimento das políticas públicas em bem do Povo. Enquanto isso acontecia onde estavam os Vereadores que devem fiscalizar o Executivo, que, aliás, tinha maioria na Câmara? Por acaso estariam ocupados com o reajuste salarial de 126%, felizmente, banido de pauta pela pressão popular? Se não houve conivência, com certeza, houve negligência.

Campinas resiste bravamente. Seu crescimento se mantém. Continua sendo pólo de desenvolvimento. A crise é ética. Já que não dá para tomar de assalto a Prefeitura e a Câmara, pois, falta-nos uma praça como a do Cairo, usemos a arma poderosa que temos em mãos: O VOTO. Tenho pensado comigo, o que partilho com você.

Não votar em políticos profissionais, nem para vereador, menos ainda para prefeito. Eles me cansaram. Vou escolher nomes novos que estão chegando agora, despertando esperanças e inspirando confiança. Não embarquemos em falsas promessas que, inclusive, conflitam com a Lei Orgânica do Município e estão fora da alçada do vereador, por exemplo projetos que gerem despesas fora do orçamento; alterações urbanísticas sem audiência pública, etc.. Cuidado, portanto, com propagandas ilusórias, tão em voga. Visite o site da Câmara e verifique os projetos de lei do vereador que se apresenta.

Em tempo, cabe registrar que a PUC-Campinas realizou concorrido debate com os candidatos com significativa participação de alunos, funcionários e professores. É uma luz! Vamos em frente. Pare, olhe, escute, decida e vote.

Voto não tem preço, tem consequência.

 

Pe. José Arlindo de Nadai

Paróquia Divino Salvador

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this