Home  »  Destaques » Especial 60 Anos » Eventos » Mais Destaques » Multimídia » Vídeos  »  Divino Salvador 60 anos: Padre Nadai e TV Século 21 em homenagens especiais à Paróquia

"Nossa Senhora Mãe do Divino Salvador, que presidiu as origens dessa Comunidade há 60 anos, continue agasalhando-a com seu manto e abraçando a todos e todas que nela buscarem acolhida"

11/02/2021

Hoje é o dia da grande celebração dos 60 anos da Paróquia Divino Salvador. Para comemorar esse momento tão especial, confira um vídeo especialmente preparado para essa celebração pela TV Século 21 e um texto do Pe. Nadai relembrando um pouco da história da Paróquia.

Lembrando que a missa dos 60 anos será realizada nesta quinta-feira (11) às 19h. Devido à pandemia, para assistir presencialmente, é necessário fazer reserva na secretaria da paróquia.

Se vc tiver dificuldades para assistir o vídeo aqui no site, clique aqui e veja diretamente no YouTube

Divino Salvador, 60 anos

Pe. José Arlindo de Nadai – Pároco Emérito

Hoje a Paróquia Divino Salvador celebra 60 anos! Foi instituída por D. Paulo de Tarso Campos, em 1961. “No coração de Campinas, há 60 anos, para acolher e servir”. O lema do jubileu expressa, a um tempo, a realidade e o ideal, o caminho feito e o compromisso.

O Conjunto arquitetônico do templo e do edifício anexo, demonstra, por si só, a dedicação e o esforço incansável de pelo menos quatro gerações.

Muito mais importante, porém que o templo material, é a construção do edifício da Igreja feita de pessoas, famílias, agentes de pastoral, de serviços sociais, funcionários e funcionárias. Uma comunidade paroquial é formada por uma porção do Povo de Deus.

De certo modo podemos dizer que a igreja templo é Casa de Deus para o Povo e Casa do Povo para Deus. Casa no meio de casas.

Ora, para nossa Paróquia chegar onde chegou, e se constituir como Casa bem estruturada e sempre em construção, longo caminho tem sido percorrido. Tudo começou com a chegada em Campinas dos Padres Salvatorianos, liderados pelo Pe. Felisberto Schuber, a pedido de D. Paulo de Tarso Campos, que se estabeleceram numa casa à Rua Ferreira Penteado, onde hoje está o edifício anexo à Igreja.

Nesta casa havia um oratório dedicado a N. Sra. Mater Salvatoris (Mãe do Salvador) onde os vizinhos se reuniam para rezar e celebrar.

A pedra fundamental do atual templo foi lançada no Natal de 1946. Em junho de 1951 foi inaugurada a capela dedicada a S. Judas Tadeu.

E finalmente, em 11 de fevereiro de 1961, D. Paulo de Tarso Campos criou a Paróquia Divino Salvador tendo o Pe. Teodoro como primeiro pároco até 1973, quando assumiu o Pe. José Victor da Silva, pároco durante 17 anos.

Pe. Fernando, jovem e dinâmico, assumiu a Paróquia em situação difícil, por causa da enfermidade do Pe. Silva. Mas, com firmeza e caridade pastoral, levou avante a vida da Comunidade. Criou um espaço para a Capela do Santíssimo Sacramento; apoiou muito e consolidou as pastorais.

Coube ao Pe. Itamar Roque de Moura fazer a transição da direção da Paróquia aos padres diocesanos.

No dia 05 de maio de 1996, eu, Pe. José Arlindo de Nadai, assumi a responsabilidade pela Paróquia até 12 de julho de 2015.

Este longo período, providencialmente, foi um tempo de graça e de bênçãos – um Kairos – para toda a Igreja e especialmente para nossa Igreja de Campinas, com repercussão na Comunidade Divino Salvador.

Em 2001, a realização do 14o. Congresso Eucarístico. Em 2002, a Jornada da Confiança, com a presença dos Monges de Taizé durante seis meses. Em 2006 a Paróquia acolheu e apoiou a realização do 8o. Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Em 2008 participou da comemoração dos 100 anos da criação da Diocese de Campinas. Em 2013 os jovens da Comunidade – Divino’s Jovens – ganharam novo ânimo com a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro, com a participação do Papa Francisco.

Em 2015 foi nomeado pároco da Divino Salvador o Cônego José Luís Araújo que, de forma sistemática, tem trabalhado com os Conselhos Paroquiais, valorizado e apoiado as Pastorais e demais serviços sociais.

Sou grato ao padre José Luís, por ter podido, com tranquilidade, continuar vinculado pastoralmente a esta Comunidade, como pároco emérito.

Somos sacerdotes, mas sabemos e reconhecemos que é o Povo de Deus o sujeito principal, em função do qual existe a instituição Paróquia. É a comunidade dos discípulos e missionários que conta por primeiro.

Os padres, cada um a seu modo e estilo são animadores da vida da Comunidade. Não são permanentes. A Comunidade, sim, permanece e se renova, inclusive pela dinâmica da cidade.

Nossa Senhora Mãe do Divino Salvador, que presidiu as origens dessa Comunidade há 60 anos, continue agasalhando-a com seu manto e abraçando a todos e todas que nela buscarem acolhida.