Discípulo não nasce, torna-se

Artigo Pe. Nadai - Correio Popular 18/08/2015

Data: 18/08/2015

O mês de agosto é celebrado na Igreja do Brasil como mês vocacional. Ao longo dele vão sendo comemoradas as diversas vocações, ministérios ou serviços da Igreja.

É verdade que existe, por primeiro, uma fundamental dignidade de todos os batizados como filhos e filhas de Deus, o Abbá-Pai. Bem como, uma comum vocação de todos à santidade, enquanto vivência e comunhão no mistério da Santíssima Trindade, Pai e Filho e Santo Espírito. Um é, pois, o Povo eleito de Deus: “há um só Senhor, uma só Fé e um só Batismo; há um só Deus e Pai de todos”. (EF 4,5)

Na primeira semana de agosto celebramos os ministérios ordenados: diáconos, presbíteros (padres) e bispos. Por conta do dia do padre (4 de agosto) foi o ministério mais lembrado nas comunidades.

A Arquidiocese de Campinas tem hoje 101 padres diocesanos. No dia 1 deste mês foram ordenados quatro novos padres: Luan F. de Oliveira, Marcel F. Prado, Marcel G. Alvarenga e Maurício I. da Silva.

Em processo de formação em nossos seminários: propedêutico, filosofia e teologia encontram-se 36 jovens. D. Airton José, nosso Arcebispo, dedica especial cuidado à formação dos novos padres, com o apoio de uma equipe de formadores.

Por ocasião do dia dos pais (09 de agosto) teve início a Semana da Família com o tema: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Tema que aponta para o Sínodo sobre a Família que acontecerá de 04 a 25 de outubro em Roma: “Vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. A Igreja não desiste da família, porque não desiste da vida.

Na sequência, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora (16) focalizamos os vocacionados à vida consagrada, homens e mulheres, seja nas congregações religiosas seja em outros institutos. Na Arquidiocese são 19 congregações masculinas e 26 femininas.

Nos dois domingos seguintes lembraremos os muitos cristãos leigos e leigas que assumem por conta da sua vocação batismal, serviços nos ministérios da Palavra, da Liturgia e da Caridade. São chamados Agentes de Pastoral. No Ministério da Palavra sobressaem todas as pessoas que se dedicam à Evangelização, especialmente na Iniciação à vida cristã, com ênfase na preparação imediata aos Sacramentos, como Batismo, Eucaristia, Crisma e outros. No dia 30 celebra-se o dia das Catequistas.

São centenas esses discípulos missionários em nossa Igreja Diocesana, presentes nas Paróquias, Comunidades e Movimentos.

E a vocação cristã dos leigos e leigas que vivem no vasto e conflitivo mundo? Seu dia comemora-se na solenidade de Cristo Rei do Universo, neste ano 22 de novembro.

Pe. José Arlindo de Nadai – Pároco Emérito da Paróquia Divino Salvador

Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados: 17h
Domingos: 08h00, 10h30 e 18h30
Presencial, limitada a 120 fiéis (40%)