Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Bíblia, Hermes e Hermenêutica | Pe. Victor

Bíblia, Hermes e Hermenêutica | Pe. Victor

A Sagrada Escritura tem Deus e o Homem como escritores. Deus pode se valer dos homens, inspirando-os para transmitir Sua mensagem. Os autores sagrados se valem dos recursos que estão à sua disposição, produtos de uma tradição cultural de qualquer sociedade de qualquer tempo e lugar. Por isso, a Palavra de Deus é rica em […]

5/06/2012

A Sagrada Escritura tem Deus e o Homem como escritores. Deus pode se valer dos homens, inspirando-os para transmitir Sua mensagem. Os autores sagrados se valem dos recursos que estão à sua disposição, produtos de uma tradição cultural de qualquer sociedade de qualquer tempo e lugar. Por isso, a Palavra de Deus é rica em sinais, símbolos, alegorias e metáforas.

É necessário o máximo possível entender o contexto em que foi escrita a mensagem bíblica. Situando-a no seu determinado período histórico conseguiremos e entendê-la como produto de determinada situação vital.

Para uma correta leitura bíblica precisamos ter acesso ao Código Bíblico, para isso necessitamos ter uma “chave” que dará acesso a esse código. É o que chamamos de Chaves de leitura. São recursos que nos ajudam a voltar ao passado e entender melhor o objetivo de seu autor ou autores. Chaves de leitura são artifícios que nos fazem entender a situação da época em que foi redigido o texto bíblico. A partir disso, teremos condições de atualizar essa leitura, aplicando-a a nossa atual realidade.

A linguagem bíblica é em muitos casos metafórica, leva para além de si mesma, leva a uma realidade que seu autor quer ser compreendida e comunicada. Hoje a Teologia bíblica se vale das diversas ciências modernas para bem exercer sua função, como: Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, Antropologia e a Hermenêutica.

A Hermenêutica é a arte da interpretação de textos. Ela é utilizada em diversas áreas, como: Literatura, Política, Direito, Teologia, etc. Hermenêutica remete ao Mito de Hermes, da Filosofia grega, que foi o berço do pensamento ocidental. Como os homens não entendiam a mensagem dos deuses, Hermes fazia a interpretação para eles e, de quebra, levava os desejos dos homens aos deuses. A figura de Hermes tem asas em seu elmo e em seus pés para tornar mais rápida a transmissão dessas mensagens.

É necessária utilização da arte da Hermenêutica para descobrir o código, a mensagem bíblica, o que se esconde por trás das palavras, milagres, ações dos personagens bíblicos; e também saber o interesse do autor sagrado em construir determinado texto em seu tempo.

A arte da Hermenêutica se faz cada vez mais necessária em nossos dias não só para descobrirmos os reais interesses de tantos discursos teológicos, mas, principalmente neste ano de eleições para descobrirmos os reais interesses dos discursos políticos. Dessa forma, teremos acesso à verdade, aos reais interesses de quem os elabora.

A Bíblia é como poesia, cheia de símbolos, sinais e metáforas que para cada pessoa representa algo. É preciso olhos de “Hermes” para adentrar no texto bíblico e dele extrair sua mensagem, como se estivéssemos entrando por uma janela, meio pelo qual o autor sagrado nos fala, nos revela sua realidade e mensagem.

Pe. Victor Silva Almeida Filho

Vigário paroquial da Paróquia Divino Salv