Home  »  Noticias  »  Assembléia dos Bispos da CNBB

Assembléia dos Bispos da CNBB

De 4 a 13 de maio realiza-se em Aparecida, SP, a 49ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Igreja Católica do Brasil tem 456 bispos; 301 na ativa e 135 eméritos. Devem participar da Assembleia 336. Participam ainda 119 pessoas como assessores, convidados, representantes de outras igrejas, colaboradores, um […]

10/05/2011

De 4 a 13 de maio realiza-se em Aparecida, SP, a 49ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Igreja Católica do Brasil tem 456 bispos; 301 na ativa e 135 eméritos. Devem participar da Assembleia 336. Participam ainda 119 pessoas como assessores, convidados, representantes de outras igrejas, colaboradores, um total de 455.

A Assembleia, além de ser uma expressão visível de colegialidade episcopal, fortalece a corresponsabilidade da ação pastoral da Igreja no Brasil.

É um tempo largo e precioso para a oração e a espiritualidade, estudo e reflexão bíblico-teológica e para a tomada de decisões pastorais.

O tema central da Assembleia é a elaboração das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cujas bases devem ser as Diretrizes atuais, o Documento de Aparecida (Celam) a Exortação Apostólica pós-sinodal – Verbum Domini e os novos desafios que o estudo da realidade aponta.

Além dos assuntos prioritários, outros mais constam da pauta: o Diaconato permanente, a Liturgia, questões de fé e moral, os Povos Indígenas, análise da conjuntura social e eclesial, Pastoral da Comunicação, Jornada Mundial da Juventude e Semana Social Brasileira…

Haverá também a eleição da nova Presidência, presidente, vice e secretário; e, dos presidentes das Comissões Pastorais: Ministério Ordenado e Vida Consagrada; Laicato; Ação Missionária; Bíblico-Catequética; Doutrina da Fé; Liturgia; Ecumenismo e Diálogo interreligioso; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Cultura e Educação; Vida e Família. Duas novas comissões foram criadas nesta Assembleia: Comunicação e Juventude. Os Bispos presidentes dessas comissões, juntamente com a Presidência formam o Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

Algumas sondagens indicam como candidatos à presidência, Dom Geraldo Liryo Rocha, atual presidente, Dom Odilo Sherer, Arcebispo de São Paulo, Dom José Alberto Moura, Arcebispo de Montes Claros (MG) e Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Contudo, no decurso da Assembleia surgem outros candidatos por conta de muita conversação. Cargo chave na estrutura da CNBB é o do Secretário Geral. Vamos acompanhar com interesse e oração este importante evento de nossa Igreja Católica, pelas Redes Católicas de TV e outros meios de Comunicação.

Padre José Arlindo de Nadai, Pároco da Paróquia Divino Salvador

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this