Amados e chamados por Deus

Ao longo desse mês estão sendo realizadas as ordenações sacerdotais de quatro jovens diáconos. Fizeram um longo caminho de rigorosa formação intelectual na Universidade nos cursos de Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos).

Data: 18/08/2020

Pe. José Arlindo de Nadai
Emérito da Paróquia Divino Salvador

O mês de agosto é celebrado na Igreja católica do Brasil como mês vocacional. “Amados e chamados por Deus”. Ao longo dele, especialmente aos domingos vão sendo comemoradas as diversas vocações, estados de vida e ministérios na Igreja.

Assim sendo já comemoramos a semana do Ministério Ordenado: Diáconos, Padres e Bispos especialmente no dia do padre, na festa do Cura D’Ars. A vocação matrimonial, com destaque para o dia dos Pais e a abertura da Semana da Família, com o Tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” e por ocasião da solenidade da Assunção de Maria, comemoramos a vocação à vida religiosa consagrada: irmãs e religiosos de congregações.

Por fim, a vocação dos cristãos leigos e leigas, agentes de Pastoral que se dedicam à Evangelização especialmente na Catequese ou Iniciação à Vida Cristã.

Durante este período conviveram em comunidade nos seminários, onde puderam exercer a convivência e colaboração fraternas, a vida de oração (espiritualidade), estudo, lazer e cultura, sem perder os vínculos familiares e a participação nas comunidades, paróquias e nos eventos da Igreja Diocesana.

Pedi que eles se posicionassem quanto às suas motivações em função do ministério presbiteral. Há total convergência nas respostas ainda que expressas de formas diversas. O chamado, a vocação que a cada um se deu através de mediações: família, comunidade eclesial, iniciação à vivência litúrgica-sacramental e à pratica pastoral. Bem como, testemunham atração e encantamento pela figura de Jesus e fascínio pelo seu seguimento, como discípulos. Discipulado que desabrochará no compromisso da missão, anunciar e participar na construção da Justiça do Reino, inaugurado por Jesus, Bom Pastor.

Enfim, na manifestação de cada um está o compromisso com a mística do Lava-pés, do serviço ao Povo de Deus. Habita-lhes o coração o sentimento de alegria, esperançosa confiança e gratidão!

Em uma sociedade, cuja cultura é predominantemente individualista, consumista, hedonista e erotizada, causa-nos admiração e respeito a escolha de um estilo de vida que exige generosa doação, desprendimento, boa dose de renúncias e muita caridade pastoral, por parte deles ao longo da vida.

Os novos Padres de nossa Igreja de Campinas são: Fábio Luís Fernandes (32), ordenado no dia 8 na Paróquia de Sant’Ana, Sousas; Diego Scarano (29) ordenado no dia 15 na Paróquia de N. Senhora Aparecida, Jardim Rosolém, Hortolândia; Paulo Cesar Nascimento dos Santos (28), ordenação no dia 22 na Paróquia de Santo Antônio, Indaiatuba; João H. Carneiro Stabile (27) será ordenado no dia 28, na Paróquia de Sant’Ana, em Vinhedo. A Arquidiocese de Campinas, o Presbitério, nosso Arcebispo, as comunidades de origem, e aquelas onde tiveram a sua iniciação pastoral, alegramo-nos muito e louvamos a Deus pelo dom que esses queridos jovens irmãos fazem de suas vidas e missão em favor do Povo de Deus.

Domingos: 10h30*
*Transmissão online. Presencial limitada a 120 fiéis