Home  »  Destaques » Mais Destaques  »  Advento inaugura o novo ano litúrgico para a Igreja: é tempo de alegria e renúncia

28/11/2021

O tempo do Advento inaugura o novo ano litúrgico para a Igreja. São quatro semanas de preparação para o Natal do Senhor. A cada domingo acenderemos um vela representando a nossa esperança no Cristo que vai chegar. As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.

1. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela – vermelha – que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.

2. No segundo domingo, a segunda vela – verde – acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

3. A terceira vela – rosa – acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.

4. A última vela – branca – simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

(fonte: Cleofas)