De Pedro a Francisco

Artigo Pe. Nadai - Correio Popular - 28/06/2016

Data: 28/06/2016

De Pedro a Francisco

Simão, o filho de João; Cefas (que quer dizer Pedra). Pedro, apóstolo de Jesus Cristo; são alguns nomes dados ao pescador da Galiléia, que em troca das redes recebeu de Jesus de Nazaré as chaves do Reino.

O chamado.

“Jesus andava à beira do mar da Galiléia, quando viu dois irmãos: Simão também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens”. (Mt 4,18-20)

Toda vez que leio esse texto ponho-me a pensar – que fascínio seria aquele que Jesus de Nazaré exercia sobre seus discípulos, a ponto de eles, sem delongas, prontamente, deixarem tudo e seguirem o Mestre?

João Evangelista acrescenta ao chamado, de viva voz, o olhar atento e penetrante de Jesus sobre Pedro, que iluminado pela luz deste olhar do Mestre, o seguiu imediatamente. Aliás, mais tarde, na hora das trevas, Pedro experimentará de novo, sobre si, o olhar de Jesus – “O Senhor se voltando olhou para ele… que então chorou amargamente.” (Lc 22,61)

Bons amigos se entendem com um simples olhar. Foi o caso!

A fé.

Quem não conhece a famosa confissão de Pedro: – “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Pedro, por um dom especial do Pai reconhece em Jesus a sua identidade de Filho de Deus e ao mesmo tempo a missão de Messias, o Divino Salvador do povo.

A amizade.

Jesus, muitas vezes no Evangelho, distinguiu Pedro com gestos, palavras de muita amizade e carinho. Pedro fazia parte do núcleo íntimo dos amigos do Mestre. “Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João e os levou sozinho a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles…” (Mc 9,2)

Pedro guarda no coração esse momento de revelação, tanto assim que escreverá – “Nós falamos porque fomos testemunhas oculares… quando uma voz lhe disse: “este é o meu Filho amado; nele encontro o meu agrado. Esta voz veio do céu, e nós próprios a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo” (2Pd 1,16)

Pedro na sua viva espontaneidade, mais de uma vez também fez sua declaração de fidelidade a Jesus: – “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna… Tu és o santo de Deus” (Jo 6,69). Para onde quer que fores eu irei também… Eu daria a própria vida por ti” (Jo 13,36)

A missão.

“Jesus perguntou a Simão Pedro: você me ama mais do que estes outros? Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo!” E Jesus disse: “Cuida dos meus cordeiros… tome conta das minhas ovelhas” (Jo 21,15) Mais, Jesus reza por Pedro para que uma vez convertido, confirme todos os irmãos na fé. Bem-aventurado este pescador que teve a graça de uma súplica especial do Senhor, para que sendo Rocha sustentasse a sua casa; e fosse timoneiro seguro da barca, conduzindo-a para águas sempre mais profundas.

O evangelizador.

De Pedro aprendemos o mais autêntico modelo de anúncio – o querigma – “Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vocês e vocês o mataram, pregando-o numa cruz…, Deus, porém, ressuscitou Jesus, libertando-o das cadeias da morte” (At 2,22)

O herdeiro.

Na festa de Pedro, Apóstolo, 29 de junho, oremos para que a sua missão apostólica, hoje nas mãos e no coração do Papa Francisco, com seu carisma franciscano de irmão universal, continue sendo sinal da misericórdia do Abbá! Pai, e seja exercida de modo a levar todos os cristãos a uma aproximação sempre mais respeitosa e fraterna. E que nossa profissão de fé seja numa Igreja em que Jesus Cristo é a pedra fundamental e os Apóstolos, suas colunas.

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador

Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados: 17h
Domingos: 08h00, 10h30 e 18h30
Presencial, limitada a 120 fiéis (40%)