Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Vocare – Chamado de Deus

Vocare – Chamado de Deus

Agosto: Mês das Vocações - Pe. Claudiney

6/08/2014

O mês de agosto na Igreja do Brasil é dedicado às vocações. Através da liturgia da Palavra de cada dia, temas relacionados a todas as vocações, atividades e orações, procura-se meditar o chamado de Deus na vida do ser humano. Em 1971, a Diocese de Santo Ângelo sob a coordenação de Dom Aloísio Lorscheider, realizou pela primeira vez o mês de agosto dedicado às vocações. A partir de 1981 a Conferência Nacional do Bispos Brasil assumiu a experiência em âmbito nacional.

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar“. Desta forma, sua melhor definição é chamado. Podemos afirmar que é um chamado de Deus. Nesta nossa reflexão vamos considerar os chamados em três dimensões: vocação humana, vocação cristã e vocação específica.

Primeiramente, temos a vida humana como uma vocação, pois é um chamado e dom de Deus. O Apóstolo Paulo nos recorda esse dom e a nossa origem: “Somos criaturas de Deus, criados em Cristo”. Efésios 2,10

Além disso, somos chamados à vocação cristã: vocação de batizado. Todo batizado recebeu a graça de fazer parte da Igreja – Povo de Deus, e eleito por Cristo para ser cristão, testemunha e seguidor do Mestre Jesus.

A vocação específica é o chamado dirigido a cada pessoa. Na Bíblia encontramos muitos relatos de chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas, Maria, José, os discípulos de Jesus, Paulo. Cada um desses vocacionados bíblicos tem uma missão confiada pelo próprio Deus. Desta maneira, toda pessoa batizada além de ser seguidora de Jesus e fazer parte da comunidade de fé pode ser chamada a uma missão, seguindo caminhos diferentes: vocação laical, vocação familiar, vocação ao ministério ordenado, vocação religiosa.

Assim, a partir desse conhecimento percebemos quanto a Igreja se enriquece com a diversidade de ministérios e vocações em seu seio. Rezemos para que o Senhor continue a chamar homens e mulheres à vida e ao serviço do Reino de Deus. Que Maria, mãe das vocações, sustente os vocacionados.

Padre Claudiney F. Almeida
Vigário Paroquial