Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  “Teus pecados estão perdoados…tua fé te salvou!”

“Teus pecados estão perdoados…tua fé te salvou!”

Salvação: dom gratuito de Deus

15/06/2013

11º Domingo Comum

Lucas 7, 36 – 8, 3

Naquele tempo: Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: ‘Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.’ Jesus disse então ao fariseu: ‘Simão, tenho uma coisa para te dizer.’ Simão respondeu: ‘Fala, mestre!. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?’ Simão respondeu: ‘Acho que é aquele ao qual perdoou mais.’ Jesus lhe disse: ‘Tu julgaste corretamente.’

Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: ‘Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.’ E Jesus disse à mulher: ‘Teus pecados estão perdoados.’ Então, os convidados começaram a pensar: ‘Quem é este que até perdoa pecados?’ Mas Jesus disse à mulher: ‘Tua fé te salvou. Vai em paz!’

Homilia

A Salvação como dom gratuito de Deus

Neste 11º Domingo do Tempo Comum nos reunimos para celebrar a fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós. A liturgia nos revela mais uma vez o rosto amoroso e misericordioso de Deus em Jesus. A compaixão de Deus que vê a pessoa acima do pecado é experimentado pela pecadora que tem com Jesus um encontro de amor, perdão e salvação. Deus nos ama e nos perdoa sempre. Tocados pela misericórdia infinita do Senhor, reconhecemos nossas falta e limites e num diálogo amoroso podemos experimentar a salvação como dom gratuito. Ouve, Senhor, a voz do meu apelo, tem compaixão de mim e atende-me Tu és o meu protetor não me deixes, não me abandones, ó Deus, meu Salvador!

Jesus senta-se à mesa com as pessoas excluídas para manifestar-lhes a misericórdia do Pai. Ao entrar na casa do fariseu Ele é acolhido por uma mulher que lava seus pés, enxuga-os com os cabelos, beija-os e unge-os com perfume. A atitude generosa dessa mulher é oposta à do fariseus, incapaz de mostrar gestos de hospitalidade. A história do credor mostra que a observância legalista dificulta em acolher a salvação gratuita revelada no perdão. 500 moedas de prata equivalem a 500 denários, sendo que um denário era a remuneração por um dia de trabalho. A dificuldade para quitar a dívida mostra que diante do amor infinito do Pai que envia seu filho para salvar, resta ao ser humano amar com generosidade. Os muitos pecados estão perdoados, pois ela mostrou muito amor(Lc7, 47).

A mulher faz a experiência divina do amor em Jesus que a acolhe como discípula. Ele manifesta a força do perdão, isto é, da Salvação, pois é o Messias e Filho de Deus. Jesus anunciava a Boa-nova do Reino, acompanhado de discípulos e discípulas: Maria de Magdala, Joana, Suzana e outras. A cura de espíritos maus e enfermidades manifestam a força do Reino de Deus em Jesus. Como o número 7 simboliza a totalidade a libertação dos demônios expressa a adesão plena ao projeto de Jesus. Assim essas mulheres discípulas dedicam-se ao serviço do Evangelho com gratuidade.

O profeta Natã na primeira leitura denuncia a violação dos direitos e das injustiças praticadas pelo Rei Davi contra Urias. A palavra impele à conversão para entrar na dinâmica do amor de Deus e na prática da Justiça. O Salmo 31 convida a louvar o Senhor, pois Ele perdoa sempre. Na segunda leitura, Paulo acentua que a fé justifica, porque leva a entrar no caminho da Salvação. Transformados pela Graça participamos da vida nova, deixando que Cristo viva em nos.

Jesus revela o rosto misericordioso do Pai, oferecendo a dádiva do perdão como caminho de libertação para o discipulado. A mulher anônima e as outras discípulas, nos ensinam a testemunhar o Evangelho com ações generosas de amor.

Neste Domingo somos convidados a fazer, em Jesus Cristo e com Ele, a experiência da feição e do perdão nos reunindo como irmãos e irmãs, escutando sua palavra e celebrando a sua entrega na Eucaristia. Deus nos ama e nos perdoa sempre. Tocados pela misericórdia infinita do Senhor reconhecemos nossas faltas e limites e num diálogo amoroso podemos experimentar a Salvação como dom gratuito.

Pe. Victor Silva Almeida Filho – vigário paroquial