Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Dia da Padroeira de Campinas na Divino Salvador

Dia da Padroeira de Campinas na Divino Salvador

Padre Claudiney

8/12/2014

É muito bom que durante o Tempo do Advento temos a chance de celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Pois, como ela, também nós esperamos o Senhor que vem no Natal. O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas fortalecem nossa fé.

A Paróquia Divino Salvador celebrou essa data com grande alegria e entusiasmo, tanto pela importância para a cidade e para a Arquidiocese, quanto pela oportunidade de nos reunirmos como irmãos e também nos alegrando pelos ministros(as) que foram investidos.

A Solenidade dedicada a Maria tem o poder de nos fazer prestar homenagem a Mulher que disse sim a Deus e também nos aproxima de Jesus, Salvador. O Concílio Vaticano II nos ajuda a entender a presença da Imaculada em nossa fé. O capítulo oitavo do documento Lumen Gentium é dedicado de forma especial, pelos Padres Conciliares, à Virgem Maria. A intenção não foi de propor a doutrina completa sobre Maria, mas de apresentar o lugar que ela ocupa na Igreja: o lugar mais alto depois de Cristo e mais perto de nós.

Por amor e para a nossa salvação o Filho desceu e se encarnou pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria. Este mistério divino da salvação nos é revelado e continuado na Igreja. A Virgem Maria, pela anunciação e encarnação do Verbo, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Também reconhecida como filha predileta do pai e sacrário vivo do Espírito Santo. Com este dom ultrapassa de longe todas as outras criaturas celestes e terrestres. Ao mesmo tempo se encontra unida na família de Adão com todos os homens que devem ser salvos. Colaborou para que nascessem os fiéis, membros de Cristo, assim, é saudada como membro singular e mãe da Igreja.

Os livros do Antigo Testamento descrevem a história da salvação, que vai preparando a vinda de Cristo ao mundo. Desta forma, estes primeiros documentos iluminam a figura da mãe do Redentor. Assim, com Maria, a longa espera pela promessa cumpri-se e instaura-se a nova economia da salvação.

Roguemos a mãe Imaculada, padroeira de Campinas e da Arquidiocese, que nos guie neste Advento e no seguimento de seu filho Divino Salvador.

Padre Claudiney F. Almeida

Vigário Paroquial

Bibliografia:

Documentos da Igreja. Constituição dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja. ed. 4, 2007. Paulus, São Paulo.