Home  »  Noticias  »  Setembro: Mês da Bíblia

Padre Claudiney F. Almeida

4/09/2014

“Tua Palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho”. Salmo 119,105

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil, é dedicado à Bíblia. No último domingo de setembro se comemora o dia dela. Este mês foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 é o dia de São Jerônimo (340-420).

São Jerônimo foi um grande biblista. Foi o primeiro a traduzir a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim. Fato muito importante, pois naquela época era a língua mais falada e usada no mundo e na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está praticamente traduzido em todas as línguas. É também o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda história da humanidade.

A Bíblia é a Palavra de Deus – fruto da comunicação entre Deus e a humanidade. É a revelação amorosa de Deus para com seu povo. “Deus na sua bondade e sabedoria quis se revelar e dar a conhecer o mistério da salvação”. Ef 1,9

A Constituição Dogmática Dei Verbun do Concílio Vaticano II afirma que toda a Sagrada Escritura contém coisas reveladas por Deus e inspiradas pelo Espírito Santo. Por isso, se deve acreditar que os Livros da Escritura, divinamente inspirados, são úteis para ensinar, para arguir, para corrigir, para instruir na justiça e na perfeição.

Portanto, é necessário usar a Palavra de Deus para rezar, refletir e estudar. Que o mês de setembro nos desperte e anime para o contato no ano todo com a Bíblia Sagrada. Participemos também do Ciclo de Estudo Bíblico em nossa Paróquia sobre o Evangelho de Mateus. Será um tempo oportuno para nossa vida de comunidade e aprendizado na interpretação e meditação da Bíblia.

São Jerônimo: Rogai por nós.

Padre Claudiney F. Almeida
Vigário Paroquial