Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Rito das Entregas

Rito das Entregas

Iniciação à vida cristã de adultos

21/03/2015

A catequese de INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ DE ADULTOS, que costumamos chamar de ICA simplesmente, pede que se faça um “retorno” aos primeiros tempos da nossa Igreja, à Igreja construída pelos apóstolos de Cristo nos primeiros séculos.

Obviamente que este “retorno”, necessita de atualização aos tempos atuais. Então, temos orientação da Igreja e de vários padres estudiosos do tema, para que se faça uma catequese de “inspiração catecumenal”, lembrando alguns preceitos do CATECUMENATO, como era chamada a catequese naquele tempo. Estas orientações estão no DNC – Diretório Nacional de Catequese, no Documento da Conferencia de Aparecida e pode ser estudado nas publicações da CNBB, principalmente no Estudo 97 e na 3ª Semana Brasileira de catequese.

O RICA, Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, disciplina os ritos da Iniciação cristã e os sacramentos que fazem parte dela: batismo, crisma e eucaristia. A “catequese mistagógica” pede que se volte a “conduzir” os postulantes ao mistério da fé. Mistério este que prescinde de simbologia, ritos e uma volta ao sentido do “sagrado”.

Durante o tempo do catecumenato (Catequese) o RICA prevê algumas entregas de símbolos:

– NA ADESÃO (passagem do pré-catecumenato ao catecumenato): entrega da Palavra (Bíblia), aqui, no rito da acolhida (descrito também do RICA), pode ser entregue uma cruz ao candidatos; A cruz é o símbolo do cristianismo, portanto, é o sinal da salvação do cristão.

– NO CATECUMENATO: entrega do SÍMBOLO (Credo), entrega da ORAÇÃO DO SENHOR (Pai Nosso), precedidos de uma catequese adequada sobre isso. O Credo contém todos os princípios e fundamentos de nossa fé. Quando o proclamamos estamos afirmando aquilo que cremos e que transmitiram os apóstolos. Entender cada frase é essencial para que nunca se abandone o que se professa. A Oração do Pai Nosso é aquela que Jesus rezava quando se retirava para lugares solitários. É também a oração que o mesmo ensinou para os seus seguidores. Os próprios discípulos pediram que Jesus os ensinasse rezar.  Assim, durante nossas principais celebrações rezamos a Oração do Senhor. Ex: Missa. E não se pode seguir um dos rituais (adesão ou entregas) sem que se faça catequese antes.

As entregas dos símbolos e os ritos da iniciação, são especiais demais para que se faça “por fazer”, somente porque é “bonito”. A comunidade precisa sentir o quão especial são os ritos e entregas e não achar que é um ritualismo desnecessário e “demorado” que algum catequista “inventou”. A nós, cabe fazer com que eles se “apaixonem” pela nossa Igreja e queiram voltar sempre.

A Paróquia Divino Salvador vivenciou este momento importante na sua vida pastoral. Jovens e adultos demonstraram a fé diante de toda comunidade reunida. A comunidade testemunhou também sua fé e louvou a Deus por saber que mais gente chegou para fortalecer e santificar a Igreja de Cristo. O processo mistagógico continua e na Semana Santa eles participarão pela primeira vez comungando da Eucaristia, a Ceia da Vida.

Padre Claudiney F. Almeida
Vigário Paroquial