Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Retiro das Crianças – Primeira Eucaristia 2014

Retiro das Crianças – Primeira Eucaristia 2014

06/09/2014 - "Da boca dos pequenos, o mais perfeito louvor..." (Mt 21,16)

15/09/2014

RETIRO EM PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA DAS CRIANÇAS – 2014

No último dia 06 de setembro de 2014 aconteceu, na Casa de Caná, da Congregação das Irmãs Marianistas, no Bairro Saltinho, em Campinas, o Retiro em Preparação à Primeira Eucaristia das crianças da nossa Paróquia do Divino Salvador.

O dia iniciou com o encontro de todos na Paróquia, de onde partimos de ônibus em direção ao Bairro Saltinho, onde se localiza a Casa de Retiros acima mencionada. Ao chegar, um gostoso café da manhã, com direito a um tempo livre para brincar e explorar o local.

Em seguida, todos reunidos na capela, a reza do Terço de Nossa Senhora. Momento mariano, sempre de grande relevância para nós Católicos. Nos braços da Mãe, a caminhada no restante do dia.

Dando prosseguimento, a fala do seminarista José Válter, em Estágio Pastoral desde Março desse ano na Paróquia, introduzindo as crianças no aprofundamento sobre a Celebração da Eucaristia, ou seja, a Missa. Com uma palavrinha rápida sobre as alfaias, os paramentos, as cores litúrgicas. Novamente tempo para descanso, água, banheiro, lanchinho e, claro, mais um pouco de brincadeiras livres.

Na segunda parte da manhã, Válter, continuou a fala com os pequeninos dessa vez com um assunto mais “pesado”, todavia de extrema importância e necessário: O Pecado.  Orientações sobre como se confessar, e como receber a Jesus Eucaristia de maneira respeitosa. Houve inclusive momentos de oficina de como participar de um e de outro.

Finalmente a hora do almoço. Um breve descanso. Para as crianças a palavra “descanso” significa “brincar, conviver, conversar”.

A partir das 13:30 horas, o Rito Penitencial Comunitário, na Capela do Santíssimo. Então, já com os padres Nadai e Claudiney a postos, cada um num local aconchegante, começaram a atender cada criança em sua Primeira Confissão. De comum acordo os sacerdotes orientavam a cada pequeno penitente a cumprir sua penitência diante do Sacrário, enquanto outros aguardavam pela sua vez, sentadinhos na capela maior.

Depois de todos confessados, penitências cumpridas, novamente um lanche (as crianças comem muito, estão em fase de crescimento!).

Para encerrar o dia maravilhoso de oração, convivência e diversão, não poderia faltar uma gincana: a “competese”. Funcionou da seguinte maneira: os pequeninos foram divididos em diversos grupos; cada grupo pegava uma pergunta num saco plástico; perguntas essas relacionadas à Sagrada Escritura. A equipe que acertasse, ganhava pontos; se ninguém da equipe respondesse, a questão era passada para o grupo seguinte. Foi bastante divertida e participada.

Logo após, já no finalzinho da tarde, todos de volta ao ônibus, rumo à Paróquia, onde os pais aguardavam ansiosos, pelos seus rebentos.

Bendito seja Deus que, sob o olhar materno de Maria, a Mãe de seu Filho, Nosso Divino Salvador, e também nossa Mãe, nos abençoou e protegeu a todos, nos concedendo a graça de terminarmos o dia alegremente, e de corações agradecidos.

As fotos do Retiro podem ser vistas e baixadas AQUI.