Home  »  Evangelho » Mais Destaques » Noticias  »  Recebei o Espírito Santo!.. (Jo 20,19-23)

Recebei o Espírito Santo!.. (Jo 20,19-23)

20/05/2018 - Solenidade de Pentecostes

19/05/2018

Domingo de Pentecostes

Evangelho – Jo 20,19-23

19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas, por medo dos judeus,
as portas do lugar onde os discípulos se encontravam,
Jesus entrou e pondo-se no meio deles,
disse: ‘A paz esteja convosco’.
20 Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21 Novamente, Jesus disse: ‘A paz esteja convosco.
Como o Pai me enviou, também eu vos envio’.
22 E depois de ter dito isto,
soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo.
23 A quem perdoardes os pecados,
eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes,
eles lhes serão retidos’.

Refletindo a Palavra

A Festa de Pentecostes, para os judeus, é quando Moisés recebe de Deus, no Monte Sinai, as tábuas da Lei, sinal da Antiga Aliança; para os cristãos, Pentecostes, é o nascimento do novo povo de Deus, tendo agora como aliança definitiva o Sangue do Cordeiro de Deus, o definitivo, Jesus Cristo, que com sua Morte e Ressurreição conduz à liberdade verdadeira todos aqueles que aceitarem e acolherem suas palavras. Toda a humanidade está redimida, mas Deus, respeitando a liberdade de cada um, oferece, não impõe, a Salvação no Seu Cristo. Muitos aceitaram e aceitarão; muitos outros, no entanto recusarão.

Mais que festa, Pentecostes, para os cristãos é uma Solenidade. É o dia do nascimento da Igreja de Jesus Cristo, o Filho Único de Deus. Na fragilidade daqueles homens e mulheres reunidos e fechados naquele cenáculo, “por medo dos judeus” surge o povo da Nova Aliança. É a força de Deus, no Seu Espírito Santo, agindo através da fraqueza e imperfeições humanas. Fazendo corajosos aqueles covardes. Muitos, darão a vida pelo Evangelho, pelo seu Senhor Jesus Cristo. Tiago será esquartejado; Pedro, crucificado de cabeça para baixo; Bartolomeu, será esfolado vivo. Isso pra citar alguns. Força e Luz do Espírito de Deus, que alimenta, fortalece e dá vida à alma humana.

Maria é aquela que foi crismada, com excelência. Na Anunciação, após o seu “sim”, recebe o Espírito Santo, e concebe no seu ventre o Filho Único de Deus, a Palavra de Deus feita carne. Nela, presentes de maneira espetacular, estão as duas pessoas da Santíssima Trindade: o Filho e o Espírito Santo. Que ela interceda por todos os discípulos de Seu Filho, para que possamos abrir nossas mentes, corações, todo o nosso ser, para acolhermos os Dons do Espírito que nos faz “soldados de Cristo” na defesa e construção do Reino de Deus, que começa aqui e agora, mas tem vocação irresistível de Eternidade. Amém.

PARA SEU MOMENTO DE ORAÇÃO PESSOAL

Enchei luz bendita,
Chama que crepita
O íntimo de nós