Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa

4/03/2014

Evangelho – Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1’Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola,
não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda nóo saiba
o que faz a tua mão direita,
4de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto,
5Quando orardes,
não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé,
nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta,
e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
16Quando jejuardes,
não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.
Eles desfiguram o rosto,
para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam
que tu estás jejuando,
mas somente teu Pai, que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
Palavra da Salvação.

Homilia

Estimados irmãos e irmãs.

Iniciamos hoje o Tempo quaresmal, tempo de maior encontro com Deus na introspecção, na oração, no Jejum e na esmola. A Igreja do Brasil também inicia hoje a Campanha da Fraternidade com o Tema: Fraternidade e tráfico humano e lema: É para a liberdade que Deus nos libertou.

Quaresma é tempo de renovação espiritual, de revigoramento das promessas do batismo e fortalecimento interior para nosso testemunho do Evangelho. A celebração da bênção e imposição das cinzas, lembram-nos as palavras de Jesus: “Convertei-nos e crede no Evangelho”. Receber as cinzas nesta 4ª feira significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na Reconciliação e na esperança de estar na comunhão do Ressuscitado.

A profecia de Joel, diante da plantação devastada pelos gafanhotos, reflete com o povo sobre a exigência de uma nova vida. A devastação era um sinal da proximidade do Dia de Javé. O profeta incentiva o povo no cuidado da terra devastada e convoca a todos à conversão, à penitência e à mudança de vida rumo a Deus. Vai insistir na penitência verdadeira e autêntica: “rasgar o coração, não apenas as vestes”, ou seja, Deus quer uma conversão verdadeira, que parta do mais íntimo e não apenas algo externo ou superficial.

No caráter interior do jejum, juntamente com as “boas obras”, a esmola e a oração. Aliás, a mensagem de Jesus sempre vai recordar e insistir na verdade do coração. Jejum não é apenas se privar dos alimentos, mas ter em mente que nossas vidas necessitam do alimento que vem de Deus, sua Palavra.

Paulo, na segunda leitura, vai proclamar o “tempo da reconciliação” com Deus. Esse tempo é nesse ano, nesse mês, é agora. Este é o tempo favorável, é agora o dia da salvação. Não podemos deixar para depois. É Deus visitando-nos, visitando nossa vida para transformá-la. Jesus, que não cometeu pecado algum, assumindo porém, a condição pecadora da humanidade. Deus o fez pecado para que nele sejamos justificados, reconciliados com Deus.

A Quaresma é favorável para revermos nossos relacionamentos com Deus, com o próximo, com o Mundo que nos cerca e conosco mesmos. O Papa Francisco em suas catequeses durante esses meses nos diz: “Deus não se cansa de perdoar somos nós que nos cansamos de pedir perdão. Precisamos coragem para nos reconhecermos pecadores na situação concreta e específica em que vivemos. Esta coragem nasce da humildade que reconhece e aceita lidar com a verdade profunda de nós mesmos sem fingimentos. Esta coragem e humildade são dons do Espírito Santo.

O hino da Campanha da Fraternidade nos diz: É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador. Que nesse tempo quaresmal sejamos libertados de tudo o que ainda nos aprisiona: pessoas, coisas, sistemas, etc. Deus nos quer livres, libertos numa vida que se reflexo daquela vida plena que teremos no Reino de Deus.

A todos uma boa e iluminada caminhada quaresmal a todos.

Pe. Victor Silva Almeida Filho – vigário paroquial