Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  Por que esta noite é tão diferente das outras noites?

Por que esta noite é tão diferente das outras noites?

Ceia do Senhor | Homilia Pe. Nadai – 28/03/13

28/03/2013

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR – 2013

Irmãos e Irmãs, jovens e crianças,  Comunidade Éfeta

Começamos a celebração da Palavra desta noite com a singela pergunta da Sofia e sua mãe: Por que esta noite é tão diferente das outras noites?

Talvez nós também fazemos esta mesma pergunta!

Sim, esta noite é muito diferente:

Primeiro, porque lembramos as maravilhas que o Senhor fez em favor de seu povo que era escravo do Faraó nas terras do Egito e que foi libertado, com mão poderosa por Deus.

Desde então, cada ano as famílias do Povo libertado se reuniam para comemorar a Páscoa – a passagem libertadora do anjo do Senhor. Eles comiam um cordeirinho novo com ervas amargas para lembrar o sofrimento da escravidão, e frutos doces para lembrar a alegria da libertação.

Segundo, nesta noite nós celebramos a Ceia do Senhor. Jesus antes de sua morte reuniu seus discípulos, amigos e amigas, sua família, e comeu com eles a última Ceia e mandou que fizessem o que Ele mesmo fez:

Foi assim:

O Senhor Jesus tomou o pão e deu graças (agradeceu).  Partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo dado por vós. Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vós. Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19-20).

As palavras e os gestos de Jesus sobre o pão e o vinho, exprimem claramente a sua intenção fundamental:

“O Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar sua vida em favor de muitos” (Mc 10,45).

Tais palavras dão o sentido redentor do corpo “dado por vós…” e do sangue, “derramado por vós…”

Além do mais, na linguagem semita, corpo e sangue significam a vida mesma de Jesus de Nazaré. Ele mesmo em Pessoa.

O que o Senhor fez na Ceia com o pão e o vinho é uma representação dramática do significado da morte violenta que deveria sofrer no dia seguinte na Cruz.

Na cruz seu corpo foi partido e seu sangue derramado por todos, em sinal da misericórdia, do amor e da nova aliança de Deus com o novo Povo do qual nós somos uma porção.

O mandato de Jesus “Fazei isto em memória de mim”, ilumina esta celebração da Ceia do Senhor que estamos realizando. Assim como Paulo recebeu do Senhor o que ele transmitiu à Comunidade de Corinto, também nós, tão distantes no tempo e no espaço, por conta deste mandato de Jesus fazemos a mesma coisa que Ele fez!

Não só renovamos a Ceia Eucarística, mas o Senhor se torna sacramentalmente presente no meio de nós, sobre a mesa de nosso altar, debaixo das espécies do Pão e do Vinho. Por isso proclamamos:

“Eis o Mistério da Fé, anunciamos, Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa Ressurreição”.

Jesus, especialmente no Evangelho de João faz uso de sinais concretos para ilustrar ou esclarecer a sua mensagem:

  • · “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,41)
  • · “A água que eu lhe der tornar-se-á nela fonte de água viva” (Jo 4,14)
  • · “Enquanto estou no mundo sou a luz do mundo” (Jo 9,5)
  • · “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre”

Portanto quem recebe a Eucaristia recebe o dom de uma íntima participação na própria vida de Cristo. Aliás, Ele também disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo, 10,10)

Diante de tão grande mistério resta-nos dobrar os joelhos e rezar: “Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé”.     

Pe. José Arlindo de Nadai – 28.03.2013

PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this