Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  Por que esta noite é diferente das outras noites?

Por que esta noite é diferente das outras noites?

5a. Feira Santa - Celebração da Ceia do Senhor

17/04/2014

“Esta noite é diferente porque é uma noite de festa! Festa para comemorar a libertação do povo de Deus da escravidão do Egito. Festa memorável em honra do Senhor. Em torno da mesa da casa, toda família dos hebreus se reunia para comer um cordeirinho bem assado, com pães e verduras amargas (sofrimento) e doces deliciosos (alegria). Assim se recordava a passagem – a Páscoa do Senhor – que tirou o povo da escravidão, manifestou seu poder e seu amor!

Esta noite é diferente, porque, nela, Jesus reuniu seus discípulos e mulheres discípulas, em torno de uma grande mesa no Cenáculo, na qual cabiam todos para uma Ceia!

E disse-lhes: “Desejei ardentemente comer esta Ceia Pascal com vocês antes de sofrer…” (Lc 21,14)

Esta noite é diferente porque “durante a Ceia, Jesus se levanta da mesa, tira o manto e, tomando uma toalha, cinge-se com ela. Depois põe água numa bacia e começa a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los… E disse-lhes: ‘Eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés uns aos outros’” (Jo 13)

Esta noite é diferente por que Jesus nos deixa em testamento o novo mandamento: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros’” (Jo 14). Tudo isso o Senhor fez e disse enquanto estava reunidos com seus discípulos(as)em torno da Mesa da sua Ceia.

Não bastassem tantas surpresas, nesta noite diferente e admirável, Jesus nos brinda com o cálice da benção e com o pão da vida.

“O Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é meu Corpo que é dado para vós… Este cálice á a nova aliança em meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (1Cor 11)

Vejam:

• mesa da ceia dos Hebreus
  • mesa da ceia do Senhor
  • mesa da nossa ceia – ceia dos cristãos.

Olhemos para a mesa do altar, sobre ela está o pão, está também o cálice com vinho. E nós, somos os felizes convidados para a Refeição Sagrada do Senhor.

Atenção! Sobre estas ofertas do Pão e do Vinho nós invocamos o Espírito Santo, para que, com sua força e alento, transforme o pão no Corpo e o vinho no Sangue do Senhor.

“Mandai o vosso Espírito Santo”.

Mais ainda! Sempre na Oração Eucarística de todas as missas nós também suplicamos que o Espírito Santo, pela sagrada comunhão, nos faça um só corpo e um só espírito; nos faça Povo de Deus, Igreja Santa.

Nesta noite tão diferente pedimos confiantes: “Vinde, Senhor Jesus! Não nos deixes cair no indiferentismo, no individualismo, no egoísmo. Despertai em cada um de nós a bondade, o bem-querer, a solidariedade, o amor que acredita, sonha e trabalha por um mundo melhor para todos, em igualdade, em fraternidade universal, na diversidade de povos, culturas, tradições religiosas… Queremos, Senhor, celebrar nossas liturgias de modo a manter viva vossa ‘memória perigosa’ no mundo, nas Igrejas, em cada um de nós, para que venha e desabroche o vosso reino”. Amém.

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador