Pastoral do Dízimo

Objetivos:

Conscientizar os membros da comunidade da importância de seu papel como Agentes Construtores desta mesma comunidade, participando e colaborando com o Dízimo mensal. Apontar os fundamentos bíblicos e pastorais do Dízimo.

Atividades evangelizadoras:

Recebimento da contribuição do dízimo nas missas do final de semana; acompanhamento e verificação dos recebimentos; atualização dos cadastros, e participação e colaboração em campanhas paroquiais, inclusive da Fraternidade.

Evangelizar é a missão da Igreja. Portanto de nossa comunidade Divino Salvador e de todo cristão (a).

Ser dizimista é participar na missão da Igreja e contribuir com sua ação evangelizadora e social.

O Dízimo é uma contribuição realizada pelos fiéis da comunidade mensalmente, e é a fonte de receita principal para a manutenção e o funcionamento Paróquia.

Esta contribuição deve ser:

a)    Sistemática, isto é pelo menos mensal, e não ocasional;

b)    Compromisso moral com a comunidade paroquial;

c)    Fixada conforme a consciência e disponibilidade de cada um;

d)    O Dízimo pode ser pago antes ou depois das missas no final de semana, ou na secretaria paroquial.

Assim:

• O Dízimo dá suporte para todas as atividades pastorais e serviços de nossa Comunidade Paroquial.
  • O Dizimista é um Agente de Pastoral. Participa da Missão Evangelizadora da Igreja.

O Dízimo é um gesto concreto de partilha que nos educa para a fraternidade e solidariedade

Nossa Comunidade Paroquial sobrevive da partilha de bens materiais, financeiros, espirituais e dos dons de cada pessoa.

Diferença entre Dízimo e oferta:

• Dízimo é um compromisso moral, assumido com a comunidade, mensalmente
  • Oferta é um gesto espontâneo, sem valor fixo, feito geralmente no ofertório da missa, na coleta

DESPESAS DA PAROQUIA DIVINO SALVADOR

Funcionários, Padres, Diáconos

Encargos sociais – obrigações trabalhistas

Cursos de formação – Ciclos de Estudo

Atividades Pastorais – Encontros – Retiros

Luz, água, telefone, internet

Manutenção: templo, salão, salas, estacionamento

Seguros: imóveis e carros

Material gráfico e de escritório – Folheto “O Domingo”, etc

Contribuição para a Arquidiocese e Seminário

Colaboração com a “Cáritas”, Comunidades de periferia e Instituições de Caridade

O que diz a Bíblia sobre o Dízimo?

“ Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar ou  constrangimento, pois “ Deus ama quem dá com alegria”. (IICor 9,6-9).

Ser Dizimista é ofertar parte do fruto do próprio trabalho a Deus e aos irmãos

Gesto concreto de reconhecimento e gratidão para com Deus.

Fonte de bênçãos.

Pelo Dízimo eu e minha família bendizemos o Senhor

O Dízimo é um ato de fé, de gratidão e de amor a Deus e ao próximo.

O Dizimo é uma oração silenciosa

É dizer “Obrigado, Senhor”

Com razão, conforme as fontes bíblicas, podemos considerar o dizimista como um autêntico Agente Construtor da Comunidade, dado que a Igreja, nas cartas de Paulo e Pedro, Apóstolos, é chamada de construção ou edificação do Senhor cuja pedra fundamental é Jesus Cristo e os cristãos pedras vivas nesta obra.

Oração do Dizimista

Senhor Deus, Pai de bondade,

fonte de tudo o que temos e somos,

de coração alegre e generoso

faço a oferenda do dízimo.

Desejo assim participar da vida

da Igreja, de sua missão

evangelizadora e do seu serviço de

caridade.