Home  »  Artigos » Mais Destaques » Noticias  »  Ordenação Presbiteral

Ordenação Presbiteral

Artigo Pe. Nadai - Correio Popular 08/04/13

8/04/2014

No dia 26 de abril de 2014, às 10 horas na Catedral, nosso Arcebispo Dom Airton José dos Santos, em Celebração Eucarística com seu presbitério e participação do Povo de Deus, administrará o Sacramento da Ordem, constituindo presbíteros (padres) para a Igreja, os Diáconos: André Ulisses da Silva, Claudiney Ferreira de Almeida, Nilo Cavalcante de Oliveira Jr. e Renato de Moura Petrocco.

Esses jovens percorreram um longo caminho de rigorosa formação intelectual, humano-afetiva, comunitária, pastoral, religiosa e espiritual, de forma integrada. Fizeram as Faculdades de Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos).

Durante este período conviveram em comunidade nos seminários onde puderam exercitar a convivência e colaboração fraternas (com as dificuldades inerentes à mesma) a vida de oração, o lazer, o esporte, a cultura, sem perder os vínculos familiares e, finalmente, pelo menos dois anos  de experiência pastoral em comunidades paroquiais.

É claro que jamais se deveria pôr um ponto final na formação. Em tempos de rápidas e profundas mudanças na sociedade e na Igreja, que se caracterizam como mudança de época e de paradigmas, faz-se necessária uma formação permanente e atualizada.

Coloquei para os quatro diáconos, três questões referentes às suas motivações, medos e sentimentos que os habitam nesse passo decisivo de suas vidas e vocação.

Há unanimidade quanto à motivação pessoal: (ainda que expressa diversamente) a Pessoa de Jesus Cristo que chama, que atrai, que fascina e que envia para a missão, a serviço do Povo de Deus, com especial atenção e caridade pastoral para com os pobres, prediletos d’Ele.

Quanto aos seus medos, com humildade e honestidade eles se referem aos seus limites humanos e pessoais diante das exigências e desafios da missão evangelizadora hoje; receio de não cumprir com radicalidade a vontade de Deus ou de não ser um fiel servidor do Povo, como Jesus que veio para servir.

Como era esperado, os sentimentos de alegria e esperança habitam o coração desses generosos jovens, bem como o desejo sincero de entrega e doação, sem falsas ilusões.

Em uma sociedade cuja cultura é predominantemente individualista, consumista, erotizada, hedonista e sexista, onde os valores são líquidos, causa-nos, certamente, admiração e respeito a escolha de uma vida religiosa, no caso sacerdotal, que supõe generosa dedicação, desprendimento e boa dose de renúncia e que exige um estilo de vida simples desde onde se mora, como se veste, como se locomove, ambientes que frequenta, etc. O modelo de inspiração é sempre Jesus de Nazaré, o Divino Salvador.

Tenho certeza que posso assegurar que a Igreja de Campinas, o seu Presbitério, juntamente com nosso Bispo, celebram com alegria fraterna a ordenação destes Diáconos que vêm para rejuvenescer, enriquecer e fortalecer nossas vidas e ministério para o bem do Povo de Deus e o projeto do Reino.

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador