Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  O que é a vida?

O que é a vida?

Artigo Pe. Victor - Correio Popular 25/02/14

25/02/2014

À frente, no meu computador, a foto de mais uma vítima da violência urbana: 28 anos, Juliano. Um soldado. Morto numa troca de tiros com salteadores que abordavam uma loja em Vargem Grande Paulista. Embasbacado olho para luminosidade buscando respostas na janela de meu quarto. Sem palavras. Lá ainda está um bonsai, presente que ganhei de uma amiga, morta em Setembro. Atropelada. 34 anos. Vítima da violência do trânsito.

Inevitavelmente uma pergunta me toma: Qual o sentido disso tudo? Por que tanta correria? Atrás de quê ou de quem corremos? Por que a Estrada da vida para uns é tão longa e de outros tão curta e estreita?

Não temos respostas. Elas acabam por ser insuficientes, superficiais e simplistas perante esse grande mistério que é o viver e diante das várias situações que a vida nos oferece. Nossa fome não é só de comida, mas de um sentido para a vida que vá além do dinheiro e do consumo.

Assim quando aproximamos demais um objeto de nossos olhos não o identificamos, da mesma forma quando estamos envolvidos e próximos aos acontecimentos, não conseguimos acessar os porquês de tudo o que passamos no caminhar da vida. Só com o passar do tempo é que conseguimos compreender, mesmo que parcialmente, as situações pelas quais passamos em nossa trajetória.

Pessoas que há muito tempo construíram uma amizade, ou que sedimentaram as paredes de suas vidas às nossas, de repente se vão nos deixando a sensação de que fomos assaltados. No fundo, a vida é fugacidade onde não deve haver espaço para o orgulho, arrogância e prepotência.

Qual o sentido da vida? Quiçá, os mais vividos, com longos anos de caminhada, reúnam mais elementos para responder esta questão; creio, que certamente, poucos conseguirão. Nossa única certeza é de que precisamos continuar a trilha de nossa vida. Nessa trajetória, alguns lampejos do que é a vida nos chegarão. Outros desafios nos virão. Sem aviso prévio, sem cerimônia alguma, muitas outras pessoas chegarão e partirão.

A você uma boa caminhada!

Pe. Victor Silva Almeida Filho – vigário paroquial