Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Nota de falecimento do Pe. Tasso em 10/06/13

Nota de falecimento do Pe. Tasso em 10/06/13

Meu Salvador e meu Redentor, eu me lanço em teus braços.

11/06/2013

Antônio Luiz Tasso nasceu em Campinas SP, no dia 29 de agosto de 1938, sendo o sétimo dos oito filhos de Luiz Tasso e Elvira Barrela. Em 1952 ingressou no seminário menor no Rio de Janeiro RJ, na comunidade de Piedade, e concluiu o curso secundário no seminário menor de Jundiaí SP, em 1956. Continuou seus estudos em Jundiaí SP até 1959 e iniciou seu Noviciado no dia 01 de fevereiro de 1960, em Conchas SP.

Fez sua Primeira Profissão Religiosa no dia 02 de fevereiro de 1961, em Conchas SP, assumindo o nome religioso de Henrique. Cursou a Filosofia no seminário maior de Indianópolis, em São Paulo SP, de 1961 a 1963; e em 1964 fez seu tempo de estágio em Várzea Paulista SP, no antigo seminário Jordaniano. Em Roma fez seus estudos de Teologia, na Universidade Gregoriana, de 1965 a 1969, sendo ordenado Diácono no dia 27 de outubro de 1968. No dia 22 de março de 1969, em Roma, recebeu a Ordenação Sacerdotal pela imposição das mãos de Dom Fillippo Pocci.

Pe. Tasso sempre foi disponível, colocando-se a serviço da Igreja na Sociedade do Divino Salvador, para o bem da Igreja e da Província. Exerceu seu ministério sacerdotal em diversos locais, principalmente na Paróquia Divino Salvador, em Piedade, Rio de Janeiro RJ; Paróquia Imaculada Conceição, em Vila Arens, Jundiaí SP; Paróquia Imaculada Conceição, em Videira SC; Paróquia Santo Antônio, em Tangará SC; Paróquia Divino Salvador, em Campinas SP; Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Fortaleza CE; e na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Conchas SP. Também exerceuos cargos de Diretor do Instituto Videirense, Diretor Local da Comunidade de Jundiaí e outras atividades internas na Província.

Em 2006, ao retornar de sua missão como Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Fortaleza CE, iniciou um longo tratamento de saúde, permanecendo inicialmente em Jundiaí SP e depois estabelecendo-se na Comunidade de Conchas SP, auxiliando nas celebrações da comunidade paroquial,  na Casa de Encontros e Retiros e no Noviciado.

Recentemente, em 02 de fevereiro de 2011, celebrou 50 anos de Vida Religiosa Salvatoriana, uma longa caminhada de dedicação ao povo de Deus, alicerçada em uma profunda fé e confiança em Deus.

Com complicações cardíacas, renais e pulmonares, Pe. Tasso ficou hospitalizado em Jundiaí entre os dias 16 de maio e 10 de junho, sendo acompanhado por familiares, confrades e amigos que o visitaram todos os dias. Com falência múltipla dos órgãos, faleceu no dia 10 de junho de 2013, em Jundiaí SP, aos 74 anos de idade, 52 anos de Vida Religiosa e 44 anos de Vida Sacerdotal.

Foi velado na Capela da Sede Provincial, com a presença de diversos confrades e formandos salvatorianos, familiares e amigos de Conchas, Jundiaí e Campinas, sendo sepultado no Jazigo dos Salvatorianos no Cemitério Santíssimo Sacramento, em São Paulo SP.

Um verdadeiro homem de Deus, dedicado à oração diária e contemplando em silêncio e ternura as dores de sua enfermidade, manteve-se sempre animado e fortalecido pela graça de Deus.

Rogamos a Deus Pai que o acolha na eterna paz, confiando que, com sua vida dedicada à Igreja, à Congregação Salvatoriana e ao ensinamento do Evangelho às pessoas, cumpriu muito bem a sua missão.

Meu Salvador e meu Redentor, eu me lanço em teus braços. Contigo, para Ti, por Ti e em Ti quero viver e morrer. (DE 9,1)