Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Homilia na Missa com jovens coreanos e brasileiros da JMJ 2013

Homilia na Missa com jovens coreanos e brasileiros da JMJ 2013

Que a Jornada Mundial da Juventude seja um novo Pentecostes para a Igreja – que ela seja rejuvenescida pelo Vigor (força) e Coragem (fortaleza), dons do Espírito Santo.

18/07/2013

Jesus de Nazaré desde o início de seu ministério teve a preocupação e o cuidado de escolher, chamar e formar discípulos e discípulas, homens e mulheres, inclusive jovens para conviverem com ele.

Jesus era verdadeiramente Mestre; ensinava com Palavras, de forma simples e muito inculturada, a partir da vida do Povo: ovelhas e pastor; mar, barca, peixes e pescaria; terra, semente, semeador e colheita; fome e pão; sede, poço e água; sal, luz, fermento…

Jesus, porém, ensinava muito mais pela sua vida e pelos sinais que realizava: os cegos vêem, os surdos ouvem, os paralíticos andam, os prisioneiros são libertados, e o Evangelho é anunciado aos pobres.

Com seus discípulos Jesus ia de cidade em cidade, visitava as casas, abençoava as crianças e curava os enfermos. Assim o Reino de Deus não só era anunciado mas ia acontecendo, e se realizando. O Reino de Deus está no meio de vós.

Os Discípulos tornam-se Apóstolos, Missionários. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio, “fazei discípulos meus todos os povos… ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei” (MT 28,16-20)

Hoje somos nós os escolhidos, os chamados como discípulos e discípulas e enviados ao mundo como Apóstolos e Missionários. Vocês, jovens são os protagonistas da nova Evangelização, num mundo tão conflitivo, vocês  no Oriente, na Coréia do Sul, em meio a todas as tensões, conflitos e ameaças em que vivem… nós e os jovens brasileiros também somos escolhidos, chamados e enviados a uma sociedade de muitos contrastes, entre regiões muito ricas e outras de extrema pobreza; contraste entre segmentos sociais de alto nível de vida e outros que vivem abaixo do nível da pobreza suportável. Há um abismo entre Ricos e Pobres em nosso País.

A juventude brasileira levantou-se contra esta situação em grandes manifestações de rua, no mês de junho e ainda continua reivindicando: Educação, Saúde, Transporte… e protestando contra toda espécie de corrupção em todos os níveis da Política e do Poder Público.

Vocês, jovens, são enviados a Evangelizar e dar testemunho da fé cristã lá onde vocês vivem: família, escola, universidade, trabalho, comunidade e sociedade; enfim, no mundo que clama por Justiça, Paz e respeito à dignidade humana e à integridade da criação e natureza.

O Papa Francisco nos deu o exemplo. Ele poderia visitar lugares de grande beleza e de muita riqueza – lugares preferidos das celebridades. Mas ele fez sua primeira viagem fora de Roma à Ilha de Lampeduza, tão marcada pelo sofrimento de imigrantes do Continente Africano para o Europeu, através da Itália.

Assim, o Papa Francisco nos mostra o caminho samaritano que a Igreja tem que percorrer por primeiro, e de preferência.

Assim seja!

Pe. José Arlindo de Nadai – 18.07.2013